tag:blogger.com,1999:blog-6257540.post7651558278131290625..comments2024-01-06T19:56:51.415-04:00Comments on <center>DON VIVO</center>: Terminal de Contentores de AlcântaraLuís Serpahttp://www.blogger.com/profile/03265714001604718455noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-6257540.post-46234380637777755482008-10-27T11:19:00.000-04:002008-10-27T11:19:00.000-04:00De nada, Once. Se isto servir para ajudar as pesso...De nada, Once. Se isto servir para ajudar as pessoas a perceber o que está em causa já é bastante bom.<BR/><BR/>(E, já agora, permita-me um pouco de proselitismo: se achar que o assunto deve ser debatido, discutido e estudado antes de o mal estar feto, assine e divulgue a petição).Luís Serpahttps://www.blogger.com/profile/03265714001604718455noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6257540.post-59350258661660234862008-10-27T11:06:00.000-04:002008-10-27T11:06:00.000-04:00Caro Luís, cheguei via Nocturno da nossa Amiga Luí...Caro Luís, cheguei via Nocturno da nossa Amiga Luísa :) onde tinha acabado de comentar não ter ainda entendido esta "polémica".<BR/>Obrigada por este texto.CPricehttps://www.blogger.com/profile/01778966407466485935noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6257540.post-48387579997482176692008-10-26T21:09:00.000-04:002008-10-26T21:09:00.000-04:00Luísa, aquilo pode ficar MUITO pior do qe já é. Em...Luísa, aquilo pode ficar MUITO pior do qe já é. Em vez de veleiros e de "Not 4 Sail" vão estar ali barcaças de contentores, e navios para o tráfego SSS (short Sea Shipping).<BR/><BR/>Eu acredito que com o debate público as pessoas se vão aperceber da mosntruosidade que ali nos querem fazer. O debate vai, pelo menos, ter o mérito de dar meios à população para comparar custos, vantagens, desvantagens, etc.<BR/><BR/>E de ficar a perceber o porquê - o porquê de Alcântara em vez da Trafaria ou de Sines, o porquê do sigilo. Penso realmente que tudo isso virá à luz do dia.<BR/><BR/>E penso também que essa opção será abandonada - mas isto é, reconheço, <EM>wishful thinking</EM>Luís Serpahttps://www.blogger.com/profile/03265714001604718455noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6257540.post-82978800753446343592008-10-26T20:59:00.000-04:002008-10-26T20:59:00.000-04:00Luís, hoje estive na Doca de Alcântara e aquilo é,...Luís, hoje estive na Doca de Alcântara e aquilo é, de facto, horrível. Salvam-se os veleiros e a vista da cidade – do rio não há – numa zona habitacional nobre, que inclui Santos (o Museu de Arte Antiga) e a Lapa.<BR/>Fiquei também com a convicção de que o alargamento proposto para o terminal de contentores não iria alterar grande coisa, porque não poderia ser muito pior do que o que já é. O que permite concluir que o meu empenho é puramente estético. E sendo assim, acho inadmissível que se equacione manter (ou alargar) uma muralha daquelas no centro da cidade, no percurso entre os dois pólos turísticos que são o Terreiro do Paço e Belém e mesmo ao lado das «fashionable» «docas». Ou que se planeie transformar Alcântara numa selva de cruzamentos de camiões TIR com comboios de mercadorias. <BR/>No que toca à argumentação técnica ou económica, só me interessa saber se há uma alternativa viável. E se há – e parece que a hipótese de Sines merece ser considerada - explore-se essa. Os meus impostos dão-me o direito de ter uma palavra no assunto (e até a minha disponibilidade – que convém manter em segredo… - para pagar um pouco mais, se uma alternativa o exigisse). Como refere, as zonas de movimentação de mercadorias tendem a tornar-se periféricas, por razões de acessibilidade, custo e estética urbanística. Não quero nem pensar que a onda de «limpeza» e animação turística da nossa beira-rio pode refluir.Luísa A.https://www.blogger.com/profile/08845568253891710733noreply@blogger.com