31.1.04

Vinho, tinto - Quinta da Esteveira, Reserva 2000

Não costumo comprar vinhos com muitos prémios: tendem a ter todos o mesmo gosto; tão pouco sou muito pelos vinhos ditos "de uvas biológicas": a "biologia" pouco acrescenta aos vinhos, e se até no tintol temos que andar à moda, mais vale beber Gatorade.

A minha surpresa foi, portanto, grande e dupla: o Quinta da Esteveira, Reserva 2000, produzido e engarrafado por Arlindo da Costa Pinto e Cruz é um vinho cheio de prémios e "biológico" - e é um grande, grande vinho.

Tem uma cor intensa, e um nariz também, tem uma ligeira adstringência, muito ligeira, tem um final de boca que se eterniza - e consegue, com isto tudo, ser suave - sem ser chocho. Um vinho rico, complexo, abençoado, ao preço de 5 euros e poucos cêntimos no supermercado (5 e quase muitos na mercearia).

Não sou dado a exageros, como todos os que me conhecem sabem, mas este vinho devia ser de compra obrigatória. Aliás, um verdadeiro welfare state daria a cada recém-nascido uma ou duas caixas dele (vá, duas, somos europeus). E uma aos pais, claro.


PS - os recém-nascidos teriam todo o interesse em beber o vinho no dia do primeiro aniversário, mas não muito mais. Assumindo, claro, que teria sido guardado em boas condições.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.