12.4.08

Jardim Botânico

Algumas imagens do Jardim Botânico, há uma semana.







"Estamos condenados a apodrecer ao sol", escrevia Vasco Pulido Valente recentemente; "dentro de 10 anos Portugal será o país mais pobre da Europa", acrescentava Medina Carreira poucos dias depois. Foi nesta visita que me convenci (até que enfim) que têm razão, irremediavelmente razão.

As elites (ou aquilo a que em Portugal se convencionou chamar elites, uma eclética mistura de artistas de circo, jogadores de futebol, políticos, funcionários europeus, consultores e "banqueiros", entre aspas) vivem inegavelmente bem, em Portugal; quem não vive e não se conforma emigra; e os outros, por definição, não se queixam - vivem a m... como uma fatalidade e aguentam-na com um encolher de ombros e duas minis à frente da televisão, se possível de um jogo de bola (isto no caso, pouco provável, de saberem que a vida podia ser diferente).

E as coisas lá vão apodrecendo, enquanto os políticos gastam em consultorias, estudos e posters da "West Coast" os rios de dinheiro que recebem da "Europa", os "banqueiros" "gerem o risco" emprestando dinheiro para a habitação, ou aos filhos e aos amigos (que depois dispensam, simpaticamente, de pagar) e os artistas de circo - apresentadores de televisão, "actores", etc. - enchem as páginas das revistas people fazendo-se, para isso, pagar meia-dúzia de tostões que eles pensam ser muito dinheiro - e é, para o que valem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.