27.2.09

Percepções

Li recentemente um post no Delito de Opinião segundo o qual Portugal está na média europeia em termos de demora dos julgamentos nos tribunais de primeira instância (e que somos os primeiros - isto é, os mais rápidos, nos tribunais superiores). Na altura estranhei, porque a percepção que todos temos da justiça em Portugal é que ela é lenta - mas enfim, também sabemos que as percepções não são a realidade.

Hoje li este artigo no Jornal de Notícias e a minha impressão de que os prazos em Portugal não devem ser assim tão curtos levou mais uma confirmação (isto sem prejuízo de eu concordar com o argumento de fundo do post e com a resposta de João Carvalho ao meu comentário):

"Furto de duas galinhas vai a tribunal na Maia

...Os factos remontam a 26 de Outubro de 2007, altura em que, segundo a acusação do processo, José Agostinho T., residente em Custóias, Matosinhos, entrou no quintal de um habitante de Moreira, Maia, rebentou a fechadura do seu galinheiro, apoderou-se das duas aves, meteu-as dentro de um saco e fugiu.
"

Como se pode ver, o furto de duas galinhas vai a Tribunal um ano e meio depois. Se, mesmo com exemplos destes, conseguimos estar na média europeia os nossos juízes são uns heróis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.