8.3.09

Eterno feminino

Neste post interessantíssimo, a Luísa desmonta lapidar e concisamente um dos mitos mais fortes que jamais existiu. Não sei é se as mulheres ficarão a ganhar, uma vez desfeita a mágica.

"A feminilidade manifesta-se, já se sabe, de formas muito contraditórias, que vão da gentileza e da graciosidade ao pragmatismo e à malícia; combina um sentimentalismo delicado ou vibrante e um genuíno horror a violências com friezas terríveis e pequenas grandes crueldades; e é capaz de atropelar a mais firme lógica com o absurdo de inexplicáveis preferências ou enternecimentos

...

«eterno feminino» parece, portanto, resumir-se um ideal físico, estético, a que o homem rende homenagem imputando uma bateria não menos ideal de doces traços temperamentais. E é no desencontro entre esses ideais e o real que reside o mistério da tradição de equívocos e desinteligências que constitui a «guerra dos sexos», que o homem, preguiçoso no exercício da sua intuição, vai acalentando com a afirmação reiterada, feita com tanta resignação como irónica complacência: «nunca vou compreender as mulheres». Pois nós, felizmente, cada vez compreendemos melhor os homens."

Salvo dois ou três ínfimos pormenores (não acredito, por exemplo, na "inexplicabilidade" ou "absurdo" de certas preferências - prefiriria "indízivel", por exemplo) esta análise é perfeita.

3 comentários:

  1. Meu caro Luís, as mulheres (seguidamente designadas por «mulherio») ganham de certeza. Quem não ganha é a tal Mulher, que não se confunde com o mulherio.
    P.S.: Concordo inteiramente com a sua crítica ao «inexplicável». «Indizível» ficaria muitíssimo melhor – embora, às vezes (sei que não vai acreditar) haja um indizível que é, de facto, inexplicável. ;-D

    ResponderEliminar
  2. E obrigada por ter reagido, Luís. Quando abordo estes temas sensíveis, mas muito do meu agrado, acontece-me, quase sempre, ficar a falar sozinha. ;-D

    ResponderEliminar
  3. "Sensíveis"? Eu arranjaria, se quisesse, três ou quatro sinónimos que me parecem tão operacionáveis como "sensíveis". Género "interessantes", "estimulantes" e por aí fora.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.