16.3.09

Porque é que eu sou cada vez mais céptico

O regime de "cartas" para a navegação de recreio em Portugal - como de resto praticamente tudo o que toca o sector - é reconhecidamente absurdo. Foi criado pelos proprietários de escolas, que decidiram multiplicar os escalões: obviamente, quantos mais escalões houver mais as escolas trabalham.

Há tempos reuniu-se uma comissão que decidiu "partir do zero", e que fez um trabalho notável de simplificação, desburocratização, racionalização. O IPTM (céus, quem diria!) - para quem não sabe, Instituto dos Portos e Transportes Marítimos, até hoje um dos grandes freios à modernização e às reformas - não só aceitou como até encorajou as mudanças.

Hoje (por causa do post abaixo) fiquei a saber que está tudo na mesma: as escolas oposeram-se à mudança, e o IPTM, em vez de bater com o punho na mesa e impôr uma reforma mais do que necessária deixou ficar como estava.

E ainda há quem diga que Portugal é um país pobre.

PS - e depois há vezes em que sou cada vez mais optimista, de passagem se diga (são é cada vez menos, mas isso é outra história).

PS2 - a ideia, por exemplo, de que as melhores escolas de vela do mundo são em Inglaterra, um país que nem cartas tem não chega sequer a atravessar a mente desta gente tão pobremente servida de vistas e de mentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.