14.8.09

Simplex

O Simplex (o programa do Governo, claro, não o blogue) é um exemplo magnífico da actuação deste governo: uma boa ideia que não resolve nem um terço do problema que pretendia resolver e que - não é só neste caso - é apresentada como sendo uma magnífica vitória da sanha reformista do nosso Primeiro-Ministro.

Não é: a burocracia em Portugal continua omnipotente, ubíqua e omnívora e vai, decerto, reorganizar-se para que os efeitos do Simplex, se o programa não for consolidado e aprofundado, sejam diluídos em mais uma quantidade de papéis, inércia e resistência à mudança. Afinal, para que serviriam as legiões de funcionários públicos que temos, se a burocracia desaparecesse?

Ainda ontem tive mais uma prova disso: quis mudar a minha área de recenseamento. Pensei, com a habitual ingenuidade, que estando tudo, como está, informatizado não seria complicado. É: tal como no tempo em que não havia computadores, o recenseamento "fecha" (sic) 60 dias antes de cada acto eleitoral.

Este Governo - e, reconheça-se, muitos outros antes dele - é um especialista em reformar a superfície das coisas.

2 comentários:

  1. A aparência de mudança é essencial... afinal de contas não se pode negar ao povo a ilusão de progresso linear. A verdadeira mudança essa... enfim... há sempre boas razões para não a implementar. Aliás como poderia qualquer governo dos dois partidos implementar tais coisas sem cometer suicidio?

    ResponderEliminar
  2. Seria impossível, caro Pedro. É aliás aí que radica o meu cepticismo em relação ao nosso país.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.