14.9.09

Controle de admissões

"Controlo de admissões já gerou poupança de mais de 3 mil milhões".

O ano passado fui operado num hospital público. Depois da alta jantei com um dos administradores do hospital, que me perguntou o que tinha eu pensado do pessoal. "Médicos, muito bom; enfermagem, entre o suficiente mais e o bom; auxiliares de enfermagem, entre o medíocre e o suficiente menos", respondi.

"Pois", retorquiu. "Não podemos contratar pessoal, pelo que os auxiliares só cá estão seis meses. Depois têm que ir para outro hospital, onde voltam a ficar seis meses. Vão rodando, percebe? Todos os seis meses mudam. É difícil motivar e formar pessoas nestas condições - alguns já andam assim há anos".

2 comentários:

  1. Também penso que o controlo das admissões do Estado se restringe às entradas para o quadro, não à contratação de pessoal temporário ou a recibo verde, Luís. Do que resulta que a poupança, a havê-la realmente, é apenas em pagamentos para a Segurança Social. Note-se que falamos do mesmo Estado preocupadíssimo com a sobrevivência financeira da SS.

    ResponderEliminar
  2. E mais escandaloso ainda, Luísa, é a injustiça de ver o estado fazer aquilo que proíbe aos privados: falsos recibos verdes.

    Para além, claro, da qualidade de vida que essas pessoas têm.

    É abjecto.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.