26.10.09

Conversa de café

Portugal tem teóricos notáveis; académicos do melhor, políticos topo de gama; especialistas do mais especial possível. Somos os melhores a fazer análises e diagnósticos. Resumindo: a nossa estratosfera é fabulosa, soberba, a melhor entre as melhores.

Infelizmente tais e tão vastas qualidades não se replicam na biosfera: aí continuamos pobres, a divergir da Europa, com taxas de analfabetismo e de abandono escolar altíssimas, com desigualdades sociais gritantes, com uma justiça que não funciona, organismos públicos pejados de incompetentes, impunidade a granel, um sistema educativo que só é defendido por quem tem os filhos no privado, saúde idem aspas, uma burocracia asfixiante.

Há muitas razões para esta disparidade; uma delas é que a estratosfera despreza soberanamente o que se passa na biosfera. Vive nas alturas, e do país só tem o melhor: o clima, os preços acessíveis, etc. Tudo o resto é "conversa de café".

2 comentários:

  1. Muito bem visto, Luís. São, de facto, «esferas» diferentes. E a superior apenas sabe que, em teoria, a inferior deve existir.

    ResponderEliminar
  2. Único, Luísa, é o desprezo com que a "estratosfera" olha para os que lhe estão por baixo. Pelo menos, claro, na Europa civilizada - em África e na América latina é frequente.

    Ceci expliquant cela, de resto.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.