Em Genève os semáforos não são usados apenas para regular o tráfego; a sua função principal é tornar desagradável e irritante a experiência de conduzir na cidade. Há alguns anos andou uma equipa da Câmara Municipal a ver quais os semáforos que deviam ser dessincronizados - dois semáforos seguidos que à velocidade normal estivessem verdes: pretendia-se que os automóveis parassem a cada sinal que encontrassem no caminho (o que ajuda também a baixar a velocidade média, que é elevada. Conduz-se depressa, porque as ruas estão em óptimo estado de manutenção, bem sinalizadas e convidam a isso).
O objectivo foi plenamente atingido: é praticamente impossível fazer um trajecto de automóvel na cidade sem parar em 90% dos sinais. Ultimamente tenho beneficiado da contrapartida: para os peões a percentagem é quase a oposta, e quando se chega a uma passadeira o sinal ou está verde ou a espera é muito breve.
O objectivo foi plenamente atingido: é praticamente impossível fazer um trajecto de automóvel na cidade sem parar em 90% dos sinais. Ultimamente tenho beneficiado da contrapartida: para os peões a percentagem é quase a oposta, e quando se chega a uma passadeira o sinal ou está verde ou a espera é muito breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.