18.2.12

Diário de bordos - 180212

As coisas não aconteceram exactamente como eu tinha previsto; mas aconteceram - ou melhor, estão a acontecer.

De manhã não apareceu ninguém para trabalhar; à uma da tarde encontrei um senhor que se disponibilizou para fazer o trabalho. Às duas e meia já havia capim no chão.

Mas não por mim. Raimundo, o senhor, diz que não tinha outro machete (facão, aqui) e que de qualquer forma é muito perigoso. "É preciso saber roçar", explicou. "Não sou dos melhores a roçar, mas também não devo ser dos piores", pensei. Mas não é o mesmo, claro.

Há poucas coisas que goste mais de ver do que uma mulher sensual apaixonada, ou um homem competente e que goste do que faz trabalhar. Raimundo não esperou sequer que o fôssemos buscar - quando cheguei ao estaleiro já ele lá estava; cinco minutos depois cortava o mato com a determinação e a precisão de uma máquina. É bonito ver alguém (seja homem ou mulher, claro) trabalhar bem, precisa e eficazmente.

Suspeito que Raimundo tinha outro machete em casa, mas não insisti e voltei para casa. O comboio saiu finalmente da estação, de nada servia ficar no cais a acenar lenços de papel.

Puxar o barco dois metros para cima não deverá ser muito complicado (bato na madeira). O pior vai ser secar o casco, com esta chuva. E puxá-lo para baixo, quando a fibra estiver pronta. E rebocá-lo até S. Luiz. E encontrar em S. Luiz um estaleiro que seja bom e nos possa receber já.

Penso em cada uma das etapas e lembro-me de que tinha previsto duas semanas para encontrar um reboque e o encontrei num dia (enfim, isto discute-se: só daqui a dez dias terei a confirmação; mas é pouco provável que a resposta seja não). De nada serve tentar atravessar as pontes antes de a elas chegarmos. Basta sabermos que elas lá estão, e tentar imaginar onde, para não atravessar uma que nos leve a um beco sem saída.

2 comentários:

  1. "De nada serve tentar atravessar as pontes antes de a elas chegarmos. Basta sabermos que elas lá estão, e tentar imaginar onde, para não atravessar uma que nos leve a um beco sem saída."
    É isso mesmo amigo (posso tratar assim?9, tal e qual.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Claro que pode, helena. Deve.

    Obrigado.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.