27.8.18

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 27-08-2018

Sendo as coisas o que fondo e não fondo o que são, serāo se forem o que sendo foram.

Isto é.

........
Corto o cabelo. A senhora é equatoriana, tem sessenta anos e sente-se jovem. Diz tudo isto enquanto maneja habilmente tesouras, pentes, máquinas e se encosta levemente a mim. Arranja-me as sobrancelhas, penso um post que - será preciso dizê-lo? - esqueci (era bom), recebo um telefonema da Mercanautic.

Tenho de dizer à R. que não lhe vou comprar a electrónica mas prefiro dizer-lho pessoalmente.

M. continua a enviar-me fotografias do motor e do sail drive. Sei que daqui a duas semanas estará instalado, a minha preocupação com aquilo é pouca. Mastreação e panos também: está tudo de férias. Tenho a electrónica, a electricidade, os fundos (bombas, boeiras, etc.) o interior para me preocupar. Mai-los gerador e o dessalinizador - são uma boa ideia? - A qualidade de uma ideia mede-se pelo seu preço, ponto. E pelo preço dos problemas que resolve, claro. É uma balança. Por isso dizem que para ser marinheiro há que saber gingar: temos permanentemente os pés nos pratos das balanças. Mas elas são muitas e a mais das vezes não têm só dois pratos. Tem três, quatro ou cinco.

É como ser malabarista e trapezista ao mesmo tempo. É por isso que os gajos dos mega-iates nunca serão marinheiros: para eles o dinheiro não é parte da equação. Enfim, nem sempre. Às vezes é.

Para mim, para a malta dos barcos pequenos é sempre. Gosto mais assim: é bom saber o valor de tudo o que se tem a bordo, de cada quilo. Um quilo é um milésimo de nó, uma pipa de euros e uma fonte não-quantificável nem previsível de problemas.

Problemas esses que não vão surgir aqui. Vão aparecer ali, ali e ali. Há quem não perceba os marinheiros. Ninguém percebe, na verdade: gingar com um pé aqui e outro ali, um pé hoje e outro amanhã, um pé na terra e outro no mar...

Há quem não perceba que o mar é a vida decantada, purificada, destilada. O mar é a resposta àquela pergunta do Zen e as Motocicletas: "O que é a qualidade?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.