4.1.20

Dispersas

Fragmento

«Apetece-me falar contigo e ceder a este desejo é um erro porque falar contigo tem um monte de sentidos. Melhor escrever-te, porque escrever evoca as mesmas coisas mas mais devagar. Mais realisticamente: o aparo no papel, o dedo na pele, palavras inaudíveis.

...»

.........
Gosto do bar España. É um daqueles sítios em que a decoração é a mesma há cinquenta anos, os preços não mas pouco menos, os funcionários um pouco mais e os clientes - salvo uma ou outra excepção - também. Um bar para quem vive tão bem no passado como no presente. Pertence àquela categoria de sítios a que chamo Resistentes, Não se vergaram ao gourmet, não vergam a espinha à assepcia corrente, não se vergam. São o que são e é tudo o que são.

Não que eu tenha uma especial atracção pelo passado. Não tenho. Tenho, isso sim, pela resistência, pelo carácter, pela imanência. O catavento é um instrumento fundamental na minha vida profissional, mas nunca disso passará.

Não sei se Hemingway esteve alguma vez em Palma, mas vejo-o ao balcão do bar España cada vez que aqui venho. Nunca lhe falei, mas só porque sou tímido.

.........
Notas confusas

Meti-me no primeiro eléctrico que passou, deixei passar um número conveniente de paragens, desci e entrei no primeiro café que me convidou a entrar. Alguns convites não se recusam. Descubro mais tarde que é o café mais cool de Munique. A história é longa, mas pouco original: vieram sentar-se à minha mesa - gosto deste hábito - e desde aí foi sempre a subir. Acabou na cave de um teatro a ouvir uma banda de jazz que tinha um baixo sublime. Tinha programado engrossar-me devagarinho; depos apareceu-me trabalho e decidi não me engrossar. Com estes quatro os planos foram para o galheiro

(...)
Pouco importa. Deixemos de lado estas divagações inúteis. O cafe onde vim parar chama-se Baader café (sic) e fica na Baaderstrasse. Estou perto do bairro bobo onde estive ontem...

[...Pausa...]

Os meus planos de não me engrossar foram substituídos por outros: o plano «O que for, será.»

Bon, reprenons-nous.

...........
Lindau

Troquei um dúvida por uma certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.