22.2.20

Diário de Bordos - Genebra, Genebra, Suíça, 22-02-2020

A gripe chegou à fase residual e nela se eterniza, como se eternizou quando era muito mais do que residual. Concentro nestes últimos dias o que queria fazer a estadia toda: ver amigos, família e descansar. E medir até que ponto nunca fui de lado nenhum. O meu país são dois filhos (e respectiva mãe, claro. Há coisas de que não nos separamos, laços impossíveis de desatar, mesmo que o quiséssemos). O resto não passa de uma vasta planície onde o que fiz se perde de vista - e onde tive sorte, é verdade. Pode perder-se tudo de vista menos a gratidão, o reconhecimento. Como se a solidão fosse um substracto, um alicerce, pilar invisível e pouco mais. Uma frase de S. Vicente de Paulo que ouvi há muito tempo dizia "Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que eu esteja". Para mim, seria "Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde a minha família esteja". Ao resto, só posso agradecer o acolhimento temporário, os coups de main (e em alguns casos, de pied).

........
O Th. e a A. vêm cá jantar hoje. Uma das tais ilhotas de gratidão na estepe. O mérito é deles, muito mais do que meu.

.........
Peças de Lego espalhadas por uma vasta mesa, tão vasta que não lhe vemos os limites. Como saber o que alguém fará com elas? Como saber se esse alguém somos nós? Isto é, como ter a certeza de que somos nós e não esta mistura de nós, o tempo e os outros a que chamamos vida?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.