19.6.22

Protesto contra o Facebook

 O Facebook baniu-me, uma vez mais. Restrições: dois dias impedido de postar e de comentar, quatro dias impedido de fazer parte de grupos (não sei bem o que isto é, mas pouco importa), posts deslocados «para baixo» (aspas porque cito) durante vinte e oito dias. Tudo isto porque usei a palavra «paneleirices». Não sei se foi o uso da palavra se o facto de a ter associado a «alterações climáticas». (Vejo agora que em 21 de Maio já tinha os posts «movidos para baixo» durante 90 dias. Como a 17 de Junho ainda estamos longe desses noventa dias, não sei onde é que eles os porão - não é jogo de palavras. Imagino que haja um porão no Facebook com vários níveis, como nos porões dos navios e os meus posts vão lá mais para o fundo, onde se põe a carga mais pesada ou que deve ser descarregada em último.

Seja pelo que for, isto é revoltante. Naturalmente, aceito que sendo o Facebook uma empresa privada tem o direito de decidir o que se pode e não pode dizer. Se eu for para uma mesquita gritar «Abaixo o Corão» é pouco provável que saia dela vivo ou pelo menos em bom estado. Já o mesmo não se pode dizer se em vez da mesquita para exprimir o meu ateísmo eu escolher uma Igreja - mas serei provavelmente convidado a sair. Se por acaso e por qualquer razão entrar em minha casa um senhor a dizer que Staline foi uma bênção para a Rússia, que os pretos ou as mulheres bonitas são estúpidos eu contradi-lo-ei; se ele insistir, mudarei de conversa. Gosto de discutir ideias, mas penso que quando se discutem ideias se deve partir de factos verificáveis (atenção: isto é um pleonasmo). 

Porém, o Facebook devia ter afixada uma lista das palavras que não se podem usar, uma espécie de Index Verba Prohibitorum. Assim não haveria surpresas. Quando muito, desobediências.

Isto dito, talvez não seja um exercício fútil pensar numa coisa: é óbvio que este clima de intolerância, de censura, de «inclusão», de «ofensa» permanente que estamos a viver não foi criado pelo FB. Este limita-se a respirar o ar do tempo, não o fabrica. Contudo, ao participar nele com tanto zelo ajuda a criar um mundo binário - de um lado os wokes, do outro os rebeldes, os independentes, solitários que se vêem assim excluídos da praça pública (não tenhamos ilusões - o FB é simultaneamente a praça pública, a taberna da esquina, o Speaker's Corner e a página de opinião dos jornais. Se estivesse atento à suas «responsabilidades sociais» o FB lutaria contra a censura e contra a intolerância, não as fomentaria).

Há uma doce ironia neste castigo - deve haver poucas pessoas por esse mundo fora a quem a sexualidade de cada um seja mais indiferente do que a mim. Cada um leva onde quer e dá onde pode, é a elegante e sofisticada máxima que há já muitos anos cunhei para exprimir a minha posição a esse respeito. Os únicos seres vivos que excluo deste «cada um» são as crianças e - em alguns casos - os deficientes mentais. De resto, acho que os outros não têm de se intrometer no que cada um faz de si e de quem quer fazê-lo consigo. É, ou devia ser, território proibido, fechado a «pessoas não autorizadas». O meu uso do termo «paneleirice» não tem nada a ver com o facto de eu pensar que só os maricas acreditam nas «alterações climáticas». Paneleirice, mariquice têm outros sentidos para além do primeiro (que já «panasquice» por exemplo não tem). Outras - ouso dizê-lo - denotações. Limitar a quantidade de palavras que podemos usar é mau - se bem tenha, como vimos, algumas atenuantes, em casos bastante precisos, em lugares privados. Limitar-lhes os sentidos é pior. Agir como se cada palavra tivesse um e um só significado é uma limitação não só da liberdade de expressão mas também daquilo que faz dos homens homens: a capacidade de abstrair, de imaginar, de figurar.

O Facebook não devia ser uma peça mais no rolo compressor que está a fazer da modernidade um sistema digital: quem passou debaixo do cilindro está bem, quem não se deixou esmagar vai para as beiras da estrada, rodeado de arame farpado. O Facebook não devia censurar. É um lugar público muito mais do que uma empresa privada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.