17.8.22

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 17-08-2022

Li recentemente que o equivalente árabe - ou chinês? - do nosso «Era uma vez» é «Isto foi assim e não foi assim». É uma questão que ressalta muitas vezes no que escrevo: «Nada disto aconteceu». Ou: «Isto não aconteceu assim». Como é aquele dito, tantas vezes erradamente atribuído a Hemingway (é de Blake)? Tudo o que é possível é uma imagem da verdade? Tudo o que é possível de ser acreditado é uma imagem da verdade? É assim, mas a tradução está péssima. «Tudo aquilo em que se pode acreditar...» está errado. «Tudo aquilo em que se pode acreditar é uma imagem da verdade» Não. O original diz: «Everthing possible to be believed is an image of the truth.» Tudo aquilo passível de ser acreditado é uma imagem da verdade. O que transforma qualquer coisa numa verdade somos nós. Para um terraplanista, a Terra é plana. Para um político, a Covid foi uma catástrofe e só não foi pior graças à sua intervenção iluminada. Claro que tudo isto leva a dúvidas: a Terra não é plana; se os políticos tivessem feito menos a Covid ter-se-ia espalhado e teria tido as mesmas consequêncis do que teve com as «medidas». Talvez a solução seja dizer que a verdade não existe enquanto tal mas deve ser um objectivo. Não há uma verdade estável? Há. A aceleração da gravidade é de nove vírgula oito metros por segundo ao quadrado e desafio quem quer que seja a dizer que isto não é verdade. Não é: varia com o lugar e com a altitude. É possível acreditar que a aceleração da gravidade é de nove vírgula oito metros por segundo ao quadrado e isso faz daquilo uma verdade; e é igualmente possível acreditar que esse valor varia, o que é igualmente verdade. Paul Veyne escreveu um livro liminar sobre o tema, chamado Les Grecs ont-ils cru à leurs Mythes, onde fala dos diferentes tipos de crença e de verdade.

Não sou filósofo nem historiador: sou um marinheiro para quem a verdade é o que tem à frente dos olhos  - se o vento está Norte não está Sul e se o mar está desencontrado não está chão; e por vezes um escritor, para quem a verdade é o que tem na mente. São duas verdades com as quais me dou bem e coabitam facilmente. O resto deixo aos filósofos e aos «especialistas». 

........
Fui à Babel. Já lá não ia há para aí um ano ou mais. Saí com quatro livros que não sei quando lerei. «Gastas o teu dinheiro todo em livros», diz-me a minha cunhada L. «Eu sei, L. eu sei. Mas é-me mais fácil viver sem dinheiro do que sem livros». Mentira, claro. Paciência. Isto é assim e não é assim.

.......
São cada vez menos, mas de vez em quando ainda vejo pessoas ´de máscara na rua. Aqui só é obrigatório nos transportes públicos e nos estabelecimentos de saúde. Não acredito muito (muito = nada) em teorias da conspiração e ainda acredito menos na estupidez de quem nos goverma. É óbvio que estas obrigações não têm nada a ver com a saúde pública. 

Um dia, esta «pandemia» será mais estudada em ciências políticas do que em saúde pública.

(Nota bene: uso aspas em pandemia não porque duvide que o tenha sido, mas porque não sei se o foi. Não sei, no sentido literal e básico do termo: não sei se foi ou se não foi. Sei - e disso só tenho as dúvidas que qualquer saber exige - que não foi o cataclismo que as autoridades nos querem fazer crer que seria não fosse a sua (delas) intervenção assisada. Crença essa, de resto, para a qual contribuem os pobres que andam por aí de máscara acreditando que aquilo os protege da morte certa.)

........
Escrevo no Antiquari. Ao meu lado está um senhor parecido com o Tom Wolfe que também escreve à mão num bloco-notas, como eu, mas muito maior. O Antiquari é um bocadinho de Paris em Palma. O homem está bem vestido e visto assim de perfil parece bonito. Escreve mais do que eu, com menos interrupções. Não tem sequer um telefone à vista. Precisa realmente de um caderno maior do que o meu. Será que o Wolfe também escrevia em cafés, impecavelmente vestido?

(A inveja é tão bonita... Que pena tenho de não ser invejoso. Aposto que teria um livro escrito em menos de um fósforo.)

........
Entre não acreditar em teorias da conspiração e não acreditar na estupidez de quem nos governa há um fino traço sobre o qual se deve andar com muito cuidado e muito equilíbrio. Igual ao que há entre a verdade e a crença, não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.