11.5.23

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 10 / 11-05-2023

No fundo o que está a acontecer é aquilo que eu sabia iria passar-se: encontrar gente para trabalhar Abril e Maio em Palma é como encontrar um venezuelano pontual. Existir existem, mas só nos contos de fadas. Os mais honestos, como a Ferdinautic ou o Ricardo, dizem «Estou num trabalho e quando acabar vou aí» e continuam «Não sei quando vai acabar.» Os outros dizem «Amanhã ao meio-dia estarei aí» e nãos vejo nem amanhã nem ao meio-dia. A excepção a esta regra é a Rigging Point, aonde a Rosa C. agora trabalha. A senhora fala alemão fluentemente e imagino que metade do cérebro lhe veio de lá. Não sei. Sei que o pessoal dela já desmontou o cachimbo e amanhã vai lá (ao meio-dia) para ver a retranca. Aposto que amanhã ao meio-dia estarão lá.

No dia em que vir o primeiro cliente do primeiro charter entrar a bordo compro uma caixa de cava e bebo-a sozinho.

........
O mundo é feito de razão e de emoção, ou de razão e de desrazão para quem preferir. É preciso equilíbrio, uma dose certa de cada. Infelizmente as palavras sucedem a esse equilíbrio, não o precedem nem o provocam. Ao princípio não era o verbo, ao princípio era a Razão, depois apareceram os sentimentos e foi do diálogo entre os dois que apareceram as palavras.

Talvez não seja muito exacto como génese, eu sei. Espero que ninguém me pergunte como é que a Razão se manifestava. O edifício metafórico desmoronar-se-ia imediatamente. 

........
Comecei finalmente a terapia com analgésicos. Por enquanto «panasêtãmole». A malta que é contra os produtos químicos deve ser novinha.

.......
Hoje (11/05) Lisboa e sábado Marselha. Nunca tive tão pouca vontade de ir a Marselha, tanto mais que nem sequer é Marselha: é Port Saint Louis-du-Rhône um buraco na foz do Ródano (o que não me habituo a esta palavra...) que serve basicamente de plataforma de intercâmbio entre tráfego fluvial e tráfego marítimo. Nunca lá estive. Fui lá uma vez deixar um bote e meti-me no autocarro para Marselha. Desta vez é provável que tenha de lá ficar dois ou três dias.

Cresci a ver navios e parece-me que vou envelhecer também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.