5.9.23

Diário de Bordos - no mar, a sul do Raz de Sein, França, 04-09-2023

A motor desde a Suécia até aqui - ou mais além, que previsões boas para velas nem vê-las. P. acha isto bom tempo. Eu acho-o detestável. Ou melhor: quase detestável. Antes no mar a motor do que em terra. Largámos hoje de Roscoff e vamos parar em Lorient. P. tem medo de atravessar a Biscaia de uma vez. Tenho pensado muito no que leva este género de malta a comprar veleiros em vez de uma lancha. Não faço ideia. Enfim, faço mas a verdade é que me estou nas tintas. Só quero é chegar a Lisboa, ser operado e ir para Palma tratar do P. que bem precisa de mim. Não percebo como há que goste do tele-trabalho. É como gostar dos sábados e dos domingos, os dias mais chatos da semana. Vê-se bem que são os do fim, os de quando a semana está cansada. Trabalhar à distância é uma seca. Acaba por se passar o tempo todo ao telefone. Vá lá que o P. pára em todas as árvores.

........

Outra coisa que contribui para a detestabilidade do tempo é o frio. Hoje consegui passar o dia de pólo e calções, mas mal a tarde começa a metamorfosear-se em noite entra um briol tal que parece um muro a desabar-me em cima. 

Frio e sem vento? Ir para as Caraíbas este Inverno não me parece sequer uma opção. 

........

Pouco ou nenhum vento e maré com um coeficiente não muito elevado (setentas): a passagem do Chenal du Four e do Raz de Sein foi uma brincadeira de crianças. No Chenal consegui convencer o P. a deixar-me vir juntinho à terra por causa da corrente, mas no Raz nem isso foi preciso. O cagaço é um sofrimento para o acagaçado e uma tortura para quem o acompanha. 

........

Mar "piscina para senhoras", Lua em perfeito minguante, a costa a duas milhas, frio suportável desde que adequadamente vestido ("Não há frio. Há insuficiência de roupa"), boa visibilidade. É como se estivesse numa piscina gigantesca, ao longe as luzes do bar. Difícil pedir melhor, difícil não agradecer a existência de uma máquina: sem ela estaríamos num porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.