Um professor universitário, João Quaresma Dias, lançou uma petição a favor da ampliação do terminal de contentores de Alcântara. Deixo aqui uma análise ponto por ponto dos seus argumentos:
"Pela defesa do Porto de Lisboa, do emprego, do ambiente e do desenvolvimento sustentável da cidade.
O Porto de Lisboa e as actividades que dele dependem empregam cerca de 140.000 pessoas e representam cerca de 5% do PIB regional e 2% do PIB Nacional. Trata-se, por isso, de uma estrutura económica de importância vital para Lisboa e para o bem-estar dos seus cidadãos, sendo também uma peça estratégica do sector portuário nacional sem a qual seriam alguns portos estrangeiros os grandes beneficiados.
a) 140,000 postos de trabalho? Este número tem variado entre 38,000 e 140,000. Confesso que me parece um bocado exagerado, mais de 5% da população da Grande Lisboa (e 50% da população da cidade) a depender do Porto de Lisboa; mas, de qualquer forma, b) Ninguém está contra o Porto de Lisboa - estamos contra a Ampliação do Terminal de Contentores, que é uma pequena fracção do Porto de Lisboa (ver aqui);
É por isso que todas as grandes cidades ribeirinhas europeias não dispensam, antes desenvolvem, os seus portos comerciais. Barcelona, Valência e Vigo são apenas alguns exemplos mais próximos.
Barcelona, Valência e Vigo não têm terminais nos centros das cidades, ou no meio da malha urbana. Têm-nos, sim, nas periferias;
Eliminar os terminais para contentores que são transportados por navio, obriga trazer esses contentores para Lisboa a partir de outros portos, o que implica, por um lado, um acréscimo de custo do transporte, (com reflexo nos preços dos produtos, que se estima em cerca de 20%) e, por outro, um aumento do congestionamento, sinistralidade e desgaste das rodovias, a que acresce um impacto fortemente negativo para o ambiente.
a) Repito: ninguém quer "eliminar os terminais para contentores"; b) Os contentores vêm da China para Lisboa, e são os últimos quilómetros que provocam um aumento de custo de 20%? Parece-me um bocado exagerado, e devia ser melhor explicado.
A protecção da cidade e o respeito pelos seus cidadãos é um objectivo de todos, que é alcançável com um equilíbrio saudável e desejável com a imprescindível actividade económica que hoje, e desde sempre, é uma realidade na cidade de Lisboa.
Expressões como:
● “Uma pilha de quatro contentores equivale a um prédio de 10 andares”, como se 10 metros fossem equivalentes a 31 metros;
Não sei onde foi buscar essa expressão. A petição "LISBOA É DAS PESSOAS. MAIS CONTENTORES NÃO!" menciona 12 a 15 metros de altura, não 10 andares.
● “Não faz sentido movimentar contentores na baixa de Lisboa”, como se Alcântara ficasse no Rossio;
Alcântara não fica no Rossio. Mas basta olhar para o Google Earth para ver que está cercada por malha urbana - au contrário, por exemplo, de Barcelona, cujo terminal de contentores é numa zona industrial;
● “A taxa de utilização do terminal de Contentores de Alcântara é baixa” o que não é verdade. O terminal está a atingir o ponto de saturação;
Segundo dados da APL, a saturação será atingida em 2018 / 2020. Em que ficamos?
● “Não faz sentido manter um terminal de contentores, quando se vão realizar urbanizações de luxo em Alcântara, aqui até podemos ver a alternativa desejada por alguns.
Comprovam claramente o nível da informação propagandeada a respeito deste assunto.
Não podemos ser meros espectadores dessa irresponsabilidade, nem pactuar com a desinformação que existe em torno do tema.
Parece-me que em termos de "desinformação" a APL e o Governo - não menciono a CML porque não sabia de nada, coitada - levam claramente a palma. Tanto da "desinformação" como da não informação de todo.
Vastas áreas da zona ribeirinha estão ainda pouco aproveitadas e podem ser convertidas em locais de lazer e recreio, a juntar ao muito que já existe. A economia marítimo-portuária de um país virado para o mar não é impeditiva destes objectivos.
Não me parece que "haja muitas áreas aproveitadas para lazer e recreio". Lisboa não tem um pólo de náutica de recreio, por exemplo. E lembro que o Turismo Náutico é um dos segmentos escolhidos pelo PENT para o desenvolvimento do Turismo.
Não vamos permitir que uma das infra-estruturas mais importantes para o desenvolvimento e sustentabilidade da cidade e do país sucumba ao populismo irresponsável. Vamos lá assinar a petição, pela defesa do Porto de Lisboa e da cidade, do emprego e do ambiente, contra a demagogia!"
Irresponsável e demagógico e utlizar argumentos desses. Ninguem fez estudos comparativos com outras utilizações para saber entre que valores estamos realmente a escolher. Não nos podemos esquecer que a náutica de recreio não é "uma marina de iates": é uma actividade económica que cria emprego, para a qual o Terminal de Alcântara tem condições fantásticas - e com muito, infinitamente - menos dispêndio de fundos públicos; com benefícios para TODA a população da cidade (incluíndo turistas) e nao só dos accionistas e quadros dirigentes da Mota-Engil e da APL.
O PENT é um documento importante, feito por um conjunto de especialistas, definidor de uma estratégia para o Turismo Nacional. O Turismo Náutico não está lá por acaso.
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