12.3.09

Americanos

Os americanos, é do conhecimento geral, são incultos, selvagens; raramente saem do país deles - o que os leva, claro, a pensar que o mundo... blablablabla.

Quando oiço esta espécie de bullshit penso invariavelmente nas TED Conferences, que são uma constante supresa, uma maravilha, um deslumbre sem fim.

Vejam isto, e lembrem-se: os americanos são uns incultos, bárbaros, etc.

PS - já agora, mais um exemplo dessa inquestionável falta de cultura.

3 comentários:

  1. Tudo isto é absolutamente espantoso (os dois videos). Mas esse raciocínio está viciado, Luís: não é a esta América esclarecida, culta e tecnologicamente de vanguarda que as pessoas se referem, quando dizem isso... é à outra, à grande massa de americanos que acha que o mundo é composto pelos States e mais (vá lá...) dois ou três países satélites. Que não faz a mais pálida ideia do papel que alguns minúsculos países - como Portugal, só para dar um exemplo - tiveram na ampliação desse mundo que hoje lhes presta vassalagem. Não tenho nada contra os americanos, pelo contrário. Admiro neles a espantosa liberdade e as infinitas possibilidades que dão a cada pessoa de ser o que quiser, dependendo exclusivamente das suas capacidades para isso. Mas têm também terríveis defeitos como povo, quase todos decorrentes de uma falta de "mundo" gritante.

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, Ana, tem razão. Aliás, cada vez que vou ao Alentejo, ou a Trás-os-Montes (ou a certas e determinadas regiões de França, de resto) penso isso mesmo, fico maravilhado com o mundo dos meus interlocutores e penso "se fossem americanos seriam completamente abrutalhados, mas como são europeus são civilizados e cultos e bem educados".
    :-)

    ResponderEliminar
  3. Deixe-de de ironias, Luís. Esses são iguais aos americanos ignorantes (com a vantagem de saberem que existe a América). Pelo menos para mim, não há intocáveis.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.