20.2.10

Carenas, carinho

Ao contrário de carinho, que é a face visível do amor, uma carena é a parte da embarcação que está debaixo de água. Tal como as pessoas necessitam de ser acarinhadas, uma embarcação precisa de ser carenada (menos frequentemente, é certo).

Carenar uma embarcação é um conjunto de operações que consiste em encalhá-la (é um termo genérico para uma embarcação fora do seu elemento), lavá-la para lhe tirar a vegetação que se vai agarrando ao casco, prepará-la para levar uma nova camada de tinta anti-vegetativa e - finalmente - pintá-la.

Aproveita-se uma carenagem para verificar e trocar, se necessário, os zincos; e verificar o estado do fundo, do leme, do patilhão, do hélice e - qaundo é caso disso - do veio,  da aranha e da parte exterior do bocim. Para uma pessoa que tomou recentemente conta de uma embarcação a primeira carenagem é um momento especial - é a primeira vez que a vê toda ("nua" ocorre quase imediatamente, não é?); é a primeira vez que lhe vê as formas e confirma ou deduz coisas do seu comportamento na água; e pode deduzir também, pelo estado geral do fundo e em particular da quilha, se a embarcação foi bem tratada, se já alguma vez encalhou violentamente.

Carenar uma embarcação é uma forma específica do carinho - e tão importante e necessária como ele.

2 comentários:

  1. bonito a ternura ser quem nos "tira a vegetação que se vai agarradndo ao casco"

    ResponderEliminar
  2. Belo, e carinhoso, post, Luís :-)

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.