11.4.10

Desafio - III

O primeiro grupo
(Aveiro
Beira*
Caracas (enfim, La Guaira)
Kinshasa
La Chaux-de-Fonds
Nairobi*
Porto*)

pode eliminar-se sem dificuldade. Quando muito seria interessante escolher a pior cidade do mundo (do meu mundo, repito): Kinshasa ou Nairobi? A resposta seria, sem hesitar, Nairobi primeiro logo seguida de Kin, para os íntimos. La Chaux-de-Fonds é feia e odiei lá viver, mas ainda tem alguns charmes - bem expressos de resto no slogan "a cidade que escolheu viver no campo". As outras forma-me mais ou menos indiferentes. Ainda me lembro que quando fui viver para Aveiro um amigo me disse "Luís, não é assim tão mau, só está a 250 quilómetros de Lisboa" (não seriam talvez 250, mas isso é, e era, irrelevante).

Já o segundo grupo
(Barcelona
Bern
Bujumbura
Dunkerque
Düsseldorf
Funchal
Genève
Johannesburg
Kindu
Lubumbashi
Lüderitz*
Marseille
Milão*
Quelimane (acho que se qualifica como cidade)
Salvador
Tuapse
Zürich)

tem um interesse lateral: que perspectiva adoptar - a autocêntrica, pela qual escolheria a cidade na qual vivi as coisas mais intensas, ou belas (Lubum, Buja, Kindu, Lüderitz, Dunkerque, Barcelona, por exemplo, a lista não é exaustiva); ou uma perspectiva exocêntrica, e escolher a cidade pela sua beleza intrínseca (Milão, Marselha, Jo'burg - sim, eu sei. Mas eu acho-a bonita -, Zürich)? Questão interessante, mas que por agora se põe de molho. Fica para depois. Aliás até pensei em fazer uma tabela, coisa que felizmente não me sairá da cabeça; ou sair-me-á, mas não para aqui.

Fica o terceiro grupo:
(Berlin
Bukavu*
Cape Town
Gibraltar
La Rochelle
Londres
Lourenço Marques / Maputo
Paris
Rio de Janeiro
Veneza*
Lisboa, claro)

Bukavu é das cidades mais lindas que até hoje vi; mas gostaria de lá viver? Não. A resposta é menos óbvia, mas muito pouco menos óbvia, quanto a Cape Town - ainda hoje acho que um dos grandes erros da minha vida foi não ter ficado quando se podia ainda lá viver, em 78. Voltei ao Cabo em 98, vinte anos depois. O fascínio mantinha-se, mas viver lá era impossível. E sê-lo-á cada vez mais. Assunto arrumado.

Critério esse que nos ajudará a eliminar mais umas quantas: Maputo, Rio de Janeiro, Veneza, La Rochelle, Gibraltar: cidades lindas - ou apaixonante, no caso de Gibraltar, que não é muito bonita mas é mágica - nas quais vivi vidas (não é um jogo de palavras) mas nas quais não voltaria a viver. As razões são diferentes, é certo; mas o mesmo o resultado.

Ou seja, ficamos com Londres, Paris, Berlim e Lisboa (claro).

Acho que isto vai ter mais uma fase ou duas.

PS - Seria interessante listar as cidades que não entraram na lista: Toulouse, Madrid, Florença, Ancona, Verona, Amsterdam, la Coruña, as cidades todas do sul de França (St. Trop, Nice, Sète) e de Espanha (Cartagena, Almeria, Valencia), New Orleans, Mobile, Balboa, Manila et al, só para ver o que dava? Creio que não.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.