1.4.10

Serviço público - Restaurantes Lisboa

Durante muitos anos frequentei regularmente o Porto de Abrigo. Era um excelente restaurante, com pratos como Pato com Molho de Azeitonas, Polvo no Forno, Vieiras Gratinadas com Mariscos. Depois fui-me embora, voltei, fui-me embora outra vez, regressei (várias vezes); e o Porto de Abrigo começou a ser como a casa daquelas tias de quem gostamos mas onde vamos para cumprir uma obrigação familiar, porque não as vemos há muito tempo. A cozinha não era bem aquela de que nos lembrávamos - mas as tias envelhecem, não é? - e o décor afinal de contas é o mesmo, e os primos iguais, mas mais velhinhos.

Hoje voltei lá com um amigo francês que apesar de viver em Portugal há mais tempo do que eu (vive aqui desde muito antes de ter nascido) precisa de vez em quando de um guia dedicado e desinteressado (enfim, não é bem verdade - estou muito interessado nos seus conhecimentos vínicos, no seu know how gastronómico, no seu espírito crítico).

O restaurante mudou. Isto é: não mudou. Melhorou. Melhorou muito, como se tivesse sido a prima (ou o primo, em certas famílias) a tomar conta da cozinha e tivesse deixado tudo na mesma - na realidade foi o neto do fundador, mas isso agora fica para depois. O pato com molho de azeitonas está igual mas melhor; o serviço idem; já da decoração não se pode dizer o mesmo: acrescentaram uma televisão, coisa que se a ASAE fizesse correctamente o seu trabalho e ele servisse para o que quer que fosse não seria permitido ("está sempre sem som", diz-nos o solícito e simpático neto); nem do esparregado: não está o mesmo, porque era pateticamente mau. Está exponencial, incomparavelmente melhor - melhor: está muito bom.

Uma morada esplêndida que volta a ser esplêndida: é esplêndido viver em Lisboa, tanto como ter morado.

Restaurante Porto de Abrigo
Rua dos Remolares 16
Tel.: 213 460 873

Fecha aos domingos.

2 comentários:

  1. lourdes féria12:58

    Deu-me uma informação preciosa. Também frequentei o Porto de Abrigo, mas em determinada altura achei que a comida já não era a mesma e a clientela da noite, normalmente conhecidos da minha "tribo" também tinha desaparecido. Na próxima seman voua lá averiguar. Acredito em si, já percebi que aprecia a boa comida.

    ResponderEliminar
  2. Foi, Lourdes, a melhor surpresa na área gastronómica dos últimos meses. Uma delícia. O esparregado , a textura do pato...

    Credo, cada vez que penso nisso tenho vontade de lá voltar.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.