3.2.12

Oportunidades e Diário da República

O mundo dos mega-iates é um nicho de mercado que os produtores portugueses ignoram. É doloroso ver chandlers, supermercados, lojas propor produtos - vinhos, comidas, enlatados - de todo o mundo menos, ó surpresa, portugueses.

Os nossos empreendedores gastam mais tempo a ler o Diário da República do que a explorar novos mercados. Há excepções, claro, mas são isso mesmo - excepções.

Talvez o Estado devesse atribuir uma subvençãozita para que os produtores portugueses comprem um bilhete de avião de vez em quando - primeira classe, claro, que pessoas sérias não andam em económica -  e venham ver como é o mundo fora dos gabinetes dos chefes de gabinete.

É de certeza por causa dos respectivos estados que se encontram vinhos espanhóis, franceses, chilenos, italianos, americanos, australianos, argentinos e nem uma mísera garrafa de vinho português. Ou então os produtores desses vinhos não sabem fazer contas e andam a perder tempo em mercados "de nicho", pequenos e sem interesse enquanto os nossos se dedicam a coisas realmente lucrativas. Como ler o Diário da República, por exemplo. Deve ser isso. 

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