12.3.14

Diário de Bordos - Red Frog Marina, Bocas del Toro, Panamá, 12-03-2014

Mais um dia na merda. A retrete tinha três problemas, três. Foi preciso montá-la e desmontá-la três vezes. Deito retretes pelos olhos.

Felizmente sai merda e entra paz, e esta é muito mais do que aquela.

Vou cortar a direito pelo Miskitos Bank e fundear à noite; espero que as noites sejam assim sólidas de tão calmas, sem sopro de vento, sem um ruído que não seja feito pelo homem.

........
Hoje fui aos correios, pela quinquagésima vez desde que cheguei a Bocas. A D. encomendou um tablet e preciso de o ir buscar - por ela e por mim, pois preciso de cartas e GPS de reserva.

Há dois meses que os correios não recebem encomendas nem cartas. Ao que parece devido à avaria de um veículo automóvel. Imagino as filas, na sexta-feira - se as coisas chegarem, como me disseram, nesse dia -. É pouco provável, penso. Mas por exemplo a bomba chegou hoje, como a B. me disse e eu previ. Optimismo 1 - Realismo 0.

Os realistas - ou pessimistas, como são igualmente conhecidos - perdem sempre, mesmo quando ganham. O mundo deles é um mundo triste, real: as coisas acontecem tal como eles esperam que aconteçam. Nós, os optimistas andamos sempre num estado de perpétuo encanto: as coisas acontecem como esperamos.

Pelo sonho é que vamos, dizia o Sebastião. Pelo e com o sonho, digo eu; de mãos dadas como putos a atravessar uma rua, nós e ele, a cagar no que foi e a pensar no que talvez será.

Enfim, no que será; talvez é uma palavra razoável e os optimistas não gostam de razoabilidades: gostam de certezas e convivem bem com incertezas, o que é diferente e irrazoável.

........
Um barco é um pequeno planeta; e o A. F.  um planeta que se quer separar do planeta-mãe. E eu com ele. "Podia ser pior", dizia-me M. ontem. "Podias estar em Shelter Bay, por exemplo". É verdade. Tudo podia ser sempre pior.

Ou melhor. Pode ser-se optimista sem ser parvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.