13.6.19

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha (et al.), 13-06-2019

Mértola

A alta sociedade mertolense reúne-se no café Bom D+, sito ao mercado. Não é surpreendente: tem a melhor vista da vila e acessória (mas não despiciendamente) as únicas caipirinhas que até hoje achei excelentes fora do país de onde provêm. Isto é um assunto sério: qualquer viajante sabe que certas coisas não são exportáveis. O vinho verde. A retsina; a caipirinha; o Painkiller; (as três primeiras têm excepções. O quarto infelizmente não).

Pois bem: a alta sociedade mertolense não me parece grande apreciadora de caipirinhas - sou o único a bebê-las, assim mesmo no plural. Mas sabe apreciar uma belíssima vista, um serviço sorridente e eficaz e interessantes conversas sobre a colocação de tijolos, os horários de trabalho e os hábitos sexuais de algumas pessoas, para mal delas ausentes.

.........
O restaurante Tamuje está cheio. É a segunda vez que isto me acontece. Sentir-me-ia em Nova Iorque, não foram as caipirinhas da Natália: destas, só aqui ou no Brasil (e mesmo assim depende. Já lá as bebi piores).

........
Lisboa

Não sei que dizer. Há dias em que falar desta cidade é como para um feto falar da placenta: que há, fora dela?

.........
Viagem para Palma

Vim com passageiros da Blablacar. Há pessoas que não valem uma vírgula, não há? Nâo por serem más, mas por não serem nada.

.........
Valência

Fragmento: "Numa esquina vejo um café que tresanda a clássico. Entro e o cuidado com que guardam os vinhos, os queijos e outros produtos expostos dizem-me que acertei no sitio. As mamas da criada cimentam isto tudo: "Alta charcuteria, Casa Adrián, desde 1944"...

(Agora devíamos um pensamento silencioso ao gajo que inventou os soutiens. De todos os vários desafios à gravidade são os mais excitantes, os únicos verdadeiramente úteis, louváveis)."

---------
Ferry para Palma

A habitual mistura de camionistas, camionistas e chauffers de camião com alguns turistas. Gosto de ver as manobras dos camiões: no fundo somos iguais, nós e eles. A água faz de nós seres um pouco mais sofisticados, talvez. A estrada nunca educou ninguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.