11.8.19

Diário de Bordos- Cala Talamanca, Ibiza, Baleares, Espanha, 11-07-2019

Se há uma coisa que detesto, uma coisa que me deita abaixo quando estou com clientes e me enche de raiva quando não, essa coisa é um motor fora de borda que se recusa a pegar. Aconteceu hoje, depois de um jantar impecável no chiringuito da Cala Talamanca. Foi um suíço,  armador de um Dean 500, que nos rebocou até bordo.

Os suíços têm a arte de esconder a altivez por detrás de um manto de simpatia e é preciso conhecê-los bem para detectar as duas  - a simpatia (é real) e a arrogância. Ou então sou eu que estou fodido dos cornos. Porra, trata-se de afinar um carburador. Não deve ser o fim do mundo. Estas porras destas companhias de charter não o podem fazer como deve ser? O barco - um Hanse 548 - até está em condições, apesar de ser Hanse até à medula e fazer lembrar aquela piada dos marinheiros  franceses sobre eles próprios: "um marinheiro sabe fazer tudo, virgula, mal". Um Hanse tem tudo, vírgula, pela metade.

Tem uma plataforma de banhos à popa mas está demasiado baixa e a cada vaguinha parte-se toda (depois reconstitui-se, é certo, mas só até um certo ponto. O resto fica ali partido, fora da vista, até um dia. Só a baixo por curtos períodos, entrar e sair do dinghy, dar um mergulho e subir imediatamente). Tem ar condicionado,  mas só no salão. Os passageiros querem dormir al fresco? Abram as portas dos camarotes. De qualquer forma, com o barulho do gerador ninguém ouve os ais e os uis (esta é má-fé. O grupo é um Panda e basta o nome para se saber que é bom e faz pouco barulho).

[Acaba de parar. Diz que está com falta de óleo. Amanhã os clientes vão para Ibiza e eu fico a trabalhar para a empresa de charter.]

Vou dormir. Já chega.

A verdade é que tive uma tarde regalada: estivemos em Formentera,  eles foram almoçar ao Juan y André e eu fiquei a bordo sozinho. Se isto não é uma versão profana do Céu não sei o que é o céu. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.