26.1.20

Diário de Bordos - Düsseldorf, Renânia do Norte - Vestefália, Alemanha, 26-01-2020

Düsseldorf é uma cidade chata, peganhenta: um gajo apega-se à Altstdat, ou ela a nós, àquele cheiro a fritos, barulho, àquilo que na Alemanha passa por desordem, ou liberdade. Falta-me a minha S., o Dr. Jazz, faltam-me quarenta anos a menos e um bocadinho mais de futuro.

Não me queixo do futuro que me espera, não poderia mesmo que quisesse. Podia era ter chegado antes, ao mesmo tempo que a S. e a Nauticatur e aquilo tudo que hoje é passado e nunca passou disso. Vá lá, tenho pelo menos uma sorte: vejo tudo aquilo em que acreditei, tudo o que sonhei acontecer: charter nos Açores, Portugal na Boot e - sobretudo - esta noção de que já não sou olhado como um ET quando falo do turismo náutico e da náutica de recreio.

.........
Noite em combustão lenta. V. dorme ao meu lado. Conheci-a há quarenta e três anos. Talvez seja daí que me vem esta vontade de ter menos vinte anos, não sei; e esta certeza de que estava certo desde o início. Não há melhor forma de simbolizar este círculo que se fecha, pois não?

.........
Na série coisas que não previ: o crescimento absolutamente exponencial do mergulho. E o dos desportos ligeiros: canoagem, kayaks, etc.

.........
Saio de Düsseldorf com um stock de choucroute e salsichas por um ano. Já de cerveja não: a daqui é levezinha, saborosa. Esta e a de Berlim são as minhas favoritas na Alemanha.

.........
O livro começou o seu penoso caminho nas livrarias. Daqui por uma semana ou duas estará em todo o lado. Agora é que vai ser.

........
E esta pena de ver o charter, a actividade livre e nobre que eu conheci, transformada irremediavelmente em indústria, mais regulada do que a ida à Lua. Os governos de todo o mundo perceberam a sua importância e o seu potencial económico e isso desperta a besta que há neles, a sanha fiscal - os regulamentos não passam de um pretexto para sacar massa a quem trabalha e a produz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.