21.8.22

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 21-08-2022

A Plaza Drassana é uma praça que podia ser bonita e interessante de um ponto de vista sociológico. Infelizmente está sempre cheia de automóveis estacionados. A sociologia é melhor: oscila entre o Corner Bar, insofrível (é o bar dos yachties, gente que está para o mar como um lutador de sumo está para a elegância masculina), o café Arenas, o bar Coto e por aí fora. Gosto do Coto e do Arenas, o bar «local» onde hoje comi por dez euros.

Demasiada sociologia cansa, contudo. De maneira peguei na burra e vim por aí até um café me chamar. Foi o Vi Vermell (significa vinho tinto en catalão). Complementei o jantar do Arenas com um sublime gaspacho de pepino e menta e dois copos de rosé bastante aceitável. Algo me diz que o preço do jantar não se fica pelos dez euros e vai apanhar o elevador, mas paciência. O que acabo de viver justifica tudo: um dos empregados - ou mais provavelmente, um dos donos - ouviu-me falar e dirigiu-se-me em portguês (do Brasil, mas português). Fez-me a pergunta da ordem: 

- És português ou brasileiro?
- Português.

Vai daí, diz-me que o clube dele é o Sporting Clube de Portugal e pergunta-me se conheço um gajo qualquer com nome de Europa do leste. Digo-lhe que não, ele responde-me que é o melhor jogador do .... (aqui não percebi ser era do clube, do país ou do mundo, o rapaz tinha a voz embargada pela comoção), benzeu-se enquanto me dizia isso e foi-se embora, ainda comovido.

Que Portugal entrou para o top ten dos países cool já sabia, até me habituei a essa para mim estranha ideia e - ó milagre - até a compreendo. Também estou habituado a que mencionem os nomes de jogadores de futebol - Eusébio, Figo, Ronaldo, por ordem cronológica. Agora que vão buscar um búlgaro (ou romeno ou lá o que é) e se benzam porque joga no SCP, isso é a primeira vez. O Vi Vermell vai para a lista, categoria A.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.