16.5.23

Diário de Bordos - Marselha, França, 16-05-2023

Chego ao aeroporto mais de quatro horas antes do voo. Quase cinco, na verdade. Se isto não é o recorde absoluto anda lá perto. Estava farto (já não me posso ouvir dizer a palavra cansado. Hoje fica farto. Amanhã veremos). Nem de ficar num café sentado a beber rum ou vinho tinha vontade. Raio da injecção dissolveu-me as gorduras e com elas foi metade de mim. Visitei duas livrarias: uma pequena chamada L'Odeur du Temps e outra grande, Maupetit. Ia à procura do Sapiens et le Climat, que encontrei na segunda. Agradável surpresa: o livro tem letras grandes e é facilmente legível. 

Já não posso dizer que compro livros que não leio: avancei bem na Neurociencia del cuerpo e este também há-de ir. 

.........
Consegui finalmente voltar ao El Falafel mas foi uma desilusão. Estupidamente caro para o que é. Os meus amigos judeus que me perdoem: tão cedo não volto lá. Antes o Mas de Lulli, mesmo à frente, que era aonde íamos quando acabávamos tarde e não havia nada aberto nas redondezas. De agradável do almoço retenho apenas a quantidade de clientes de kippa. Numa cidade em que árabes e magrebinos estão em todo o lado uma quipá é uma mudança agradável.

Aborrece-me ter perdido o Point desta semana. Trazia um excelente artigo sobre o anti-semitismo em França. Desmontava muito bem a capa de anti-sionismo com que os anti-semitas tentam dar-se um ar de respeitabilidade.

.........
Há ventos assim, perturbantes. Nos Alpes dizem que o foehn endoidece. Não sei o que dizem do mistral nestas paragens*. A mim irrita-me, enerva-me, cansa-me. (Verdade seja dita: poucas são as coisas que não me cansam, seja física seja psiquicamente, seja as duas ao mesmo tempo, a maioria.)

* - Não dizem nada de bom.
.........
[ADENDA]: Certas coisas sendo como as cerejas, o voo - ainda não o disse: é Ryanair. A diferença de preços era avassaladora - está atrasado.

.....
Saimos com três quartos de hora de atraso, mas há boas notícias: o voo é operado pela Lauda Air, que sempre é melhor do que a do irlandês. Não há nuvens só pretas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.