14.5.23

Diário de Bordos - Port-Saint-Louis-du-Rhône, Camargue, França, 14-05-2023

Não desejo a ninguém que tenha de vir a Port-Saint-Louis-du-Rhône (espero ter finalmente acertado nos hífens). Mas se for obrigado a aqui vir, sugiro-lhe o restaurante Pizzeria de la Tour. Se eu o tivesse visto (o nome, não o restaurante) não teria sequer considerado parar, quanto mais sentar-me. É essa a beleza dos preconceitos quando explodem: provar por A + B que estamos enganados é uma inigualável fonte de alegria. Não comi pizza porque o restaurante tem muito mais propostas, uma das quais "sugestões do dia" (aspas porque cito). Neste caso, gambas num molho qualquer que não retive. Retive, isso sim e reterei por muito tempo o gosto do dito molho, o moelleux do arroz, a delicadeza dos cogumelos que completavam o prato. Penso na daube de ontem, no Le Point que comprei hoje e grito Vive la France! com toda a força do meu silêncio. A revista começa com um artigo de Franz-Olivier Gisbert sobre o anti-semitismo, continua com uma entrevista a uma senhora anti-woke, tem um deliciosamente irónico texto de Patrick Besson e o resto fica para depois.

Hoje à tarde tenho trabalho pós-sesta. Amanhã vou ver o A. Terça-feira vem o surveyor e vou para Palma, aonde o meu P. deu um grande salto em frente. Como sempre, o nó desatou-se de uma vez (ligeiro sorriso sarcástico).

........

Viagem pela Camarga, uma região plana e verde como uma mesa de bridge mas cheia de água. É uma zona pantanosa e há há em todo o lado. O olhar divaga até ficar preso nas tão inevitáveis como nojentas eólicas. Ligo a seguir, os pórticos do porto de Fos-sur-mer. Em Lisboa já temos três destes absurdos monstros. Tanta planície enche-me a alma: sou um rapazinho sensivel à verdade, ao absoluto. Mas da alma a paisagem foge-me para a razão  e penso que viver aqui deve ser como viver num cemitério: calma nais plana não há. 

Para viver prefiriria as montanhas do Jura, por exemplo, que são como os Alpes mas menos rugosas, mais arredondadas. Mas perto do mar, se faz favor.

(Cont.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.