24.9.23

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 24-09-2023

Acabo no francês da calle Socorro. O caril é uma merda, mas isso já o sabia quando o encomendei e o vinho está quente, o que não deixa de ser uma surpresa mesmo sabendo que o homem está completamente aculturado. O caril não me ocupa muito tempo. Penso mais na idade. Isto é, nas mudanças que pouco a pouco vou apercebendo em mim e que atribuo aos quase (piada privada) sessenta e seis anos: esta falta de paciência para procurar sítios decentes para comer (decentes sendo: baratos, bons, simpáticos, bonitos, não muito longe de onde me encontro e que não exijam reserva), esta cada vez maior intolerância ao vinho tinto quente, a tolerância à comida medíocre. Uma parte é sem dúvida devido aos sessenta e seis; outra a não poder cozinhar há não sei quanto tempo (no A. S. cozinhei, mas não é a isso que me refiro). [O francês tem vinho fresco mas não tem mousse de chocolate. Nós, os pesquisadores da perfeição perdida temos cem por cento de êxito nas nossas pesquisas.]

........
O Ultima Hora tem uma reportagem sobre a última «orientação sexual a sair do armário»: a assexualidade. Rompe, diz, «com os esquemas de uma sociedade obcecada pelo sexo» (a tradução é minha, mas como é pequena não corre muitos riscos de estar mal). Por uma razão que ignoro - não avancei muito no artigo - só fala de senhoras. Aparentemente não há homens assexuados. Por mim tudo bem, sou um rapazinho obediente e crente. Só não percebo por que raio de carga de água é a «última orientação»: ando a levar tampas desde os quinze anos de idade. A assexualidade feminina não me é de todo estranha. Há mais de meio século, acrescento.

.........
Mais um sintoma da idade galopante: este Outono está a saber-me que nem ginjas. Sol, céu azul, bicicleta BH Glasgow e uma temperatura mais do que aceitável (vinte e sete, para quem quiser saber). E eu que pensava que abaixo dos trinta não há vida possível. Vou baixar a fasquia para vinte e seis e acrescentar uma para as máximas. Ainda não sei aonde situar esta; assim que souber comunico-o aos meus ansiosos leitores.

.........
(Cont., provavelmente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.