27.9.23

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 27-09-2023

O dia foi longo e a noite será curta. Ficam duas notas para não me esquecer.

Dia límpido, limpo, luminoso e claro (quanto mais pressa mais adjectivos). À minha esquerda o mar, à direita a catedral. É preciso muita força para resistir à tentação de me tornar crente. Não do mar, desse já sou; nem da Igreja, há muito que deixei de o ser. Refiro-me à fé em geral, a fé abstracta, à ausência de cepticismo.

Em nome das respectivas religiões os antigos erguiam catedrais; os modernos reclamam contra os puns das vacas. Cada época tem os seus desígnios.

Jantar no Buscando el Norte, restaurante armado ao pingarelho ao qual raramente vou, talvez por isso mesmo. Tem um nome bonito e empregadas a condizer. Infelizmente nenhum destes justifica o preço. (Isto não é inteiramente verdade. Fui lá duas ou três vezes, com a de hoje, que por acaso não foi brilhante. Da ou das outras não guardo más recordações.)

A pintura da retranca está paga. Agora falta trazê-la para bordo, montá-la e aparelhá-la. O trabalho no meu P. avança ao ritmo de uma minhoca tetraplégica.

Rápida nota sobre a arte de escolher colaboradores: dos muitos day workers que tive, Radu é o melhor (excepto na limpeza de interiores, mas para isso, digam as feministas o que quiserem, só uma mulher). A sua especialidade é informática em super e mega-iates. O primeiro trabalho que lhe dei foi limpar o convés e o interior e o último pôr o sistema de navegação a funcionar. Amanhã este fica pronto. Dia sete vai para Nova Iorque. Arranjou trabalho a bordo de um americano. Toda a gente sabe que nos Estados Unidos ninguém percebe de informática.

Adenda:

A noite vai ser curta e durmo com o albói aberto, ver se acordo com o fresco da madrugada. Penso em tudo o que pedalei ontem e hoje e verifico com gosto que a velicidade da bicicleta aumentou grandemente. Duvido muito que se possa atribuir apenas à queda da temperatura, que não foi proporcional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.