10.2.24

Diário de Bordos - Fort-de-France, Martinique, DOM-TOM França, 10-02-2024

Saber que se vai gastar trinta euros mais líquidos numa feijoada brasileira - mesmo sabendo que vai ser boa - exige balanço prévio; balanço esse que foi adquirido no Impératrice. Tive sorte, era a miúda simpática que estava de serviço, pelo que os punch foram baratos. O sítio é absolutamente magnífico, mas os preços variam em função do empregado. Ao início ainda resistia. Agora acho que faz parte do charme do local, rio-me, agradeço quando é esta senhora que me serve, a quem deixo uma gorja correspondente à diferença de preços entre ela e o colega que tem cara de parvo (não deve ser só a cara, mas não gosto de falar do que só intuo e não conheço).

A feijoada estava dez vezes melhor do que esperava. O Pain de Sucre é o restaurante brasileiro do qual já aqui tenho falado várias vezes. A cozinha é excelente, o restaurante é caro mas arranjei uma fórmula acessível, gosto da simpatia da dona e da cozinheira, etc. Hoje tudo isto foi elevado ao superlativo e o meu gosto pelo local transformou-se em amor para a vida. Quem faz feijoadas destas não pode ser má pessoa e vai para o céu de certeza. Só desejo que não seja amanhã.

........
Em breve irei para o Marin e terei saudades do Pain de Sucre. Hoje à noite perguntava-me se a minha vida não consiste simplesmente em construir saudades como outros constroem prédios, barcos ou intrincados projectos de Mecano.

Enfim, as saudades não são para amanhã. Isto são projectos de longo prazo.

........
Problema no motor do S. D. Algo me diz que terei de ir sem ele (o motor, não o S. D.) para o Marin e algo me diz que a) o vento vai cair e b) nunca mais me queixarei do excesso de vento. Isto dito, a perspectiva de fazer o canal do Marin à vela alegra-me para lá de todas as medidas. É coisa que só raramente fazia mas que me dava sempre um prazer sem fim. Sobretudo a passagem à frente de Saint-Anne. 

Será que ainda sei navegar sozinho?

(Isto são efabulações pós-prandiais. O mais provável é conseguir ter o motor reparado até lá.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.