18.3.24

Diário de Bordos - Le Marin, Martinique, DOM-TOM França, 18-03-2024

À atenção do mundo: nunca gostei muito de ti. Suportei-te na medida em que tu me suportaste: pouco e na condição de me pôr na alheta rapidamente. É mais fácil ser eu a desaparecer do que tu, não é? É, claro. Para tu desapareceres eu teria de enterrar a cabeça na areia, se possível na caixa do gato. A qual não foi mudada há tanto tempo que já nem ele lá vai. Prefiro ter-te à minha frente. Luta de igual para igual: eu contra o mundo, o mundo contra mim.

Parece uma luta desigual, mas não é. O mundo fragmenta-se em bocadinhos. Já eu enfrento-o inteiro. Para ganhar basta-me escolher o fragmento contra o qual vou lutar hoje. Antes do jantar. Depois será provavelmente outro. Sun Tzu teria decerto aprovado esta estratégia: divide o exército inimigo em pedaços mais pequenos e depois dizima cada uma dessas partes. Se possível depois do jantar, estarás mais propenso à reflexão. 

As guerras ganham-se assim: muita reflexão e o mínimo de acção. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.