20.3.24

Felicidade e puzzles

«Nos tempos em que eu era feliz...» Aonde é que eu já li isto? Não sei. Anda por aí espalhado em todo o lado. Nos tempos em que eu era feliz... Nunca vi «Nos tempos em que eu serei feliz.» As pessoas associam a felicidade mais facilmente ao passado do que ao futuro. Como se tivessem deixado de acreditar na possibilidade de ser felizes um dia. Têm razão em metade: a felicidade do passado pode ser ilusória, simples resultado da memória. Contudo, a esperança não é melhor. Aliás, acho que ainda é pior, induz em erro mais facilmente. De qualquer forma, a felicidade está sobreavaliada. Atribui-se-lhe demasiada importância.

Pelo menos é o que eu penso. Nâo vivo para ser feliz. Vivo para viver, apenas. E viver é uma mistura grande de felicidades diversas, infelicidades, chatices, vitórias e derrotas - grandes ou pequenas. Viver é isto que faço, todos os dias e a mais não aspiro. Verdade seja dita, é uma mistura bastante complexa. Duvido muito que melhorasse com mais ingredientes. Mar, sol, mastros e cascos, rum, cerveja, solidão, trabalho, palavras, planos para o futuro e para o passado - temos de refazer o nosso passado, quotidianamente, tanto quanto o presente (por isso fomos tão felizes antigamente, não e?) - fotografia, luz, formas, sonhos, netos... Não sei. É uma mistura bastante rica, assim como está. O que não significa que seja explosiva, atenção. É rica, só. 

Talvez felicidade seja esta pequena junção das peças do puzzle, pouco a pouco, muito devagar, vê-lo a completar-se, primeiro as bordas e daí para o centro, deixando o céu para o fim. Pelo menos era assim que o meu Pai, grande apreciador deles (comprava-os em na Cornualha, aonde estava meses de standby) nos ensinava. Primeiro as bordas; depois o centro; o céu no fim. Começamos por nos definir, a seguir preenchemo-nos e lá para o fim, o resto. O que é importante é que o puzzle seja grande, difícil e complexo. A felicidade não faz parte da peças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.