25.12.24

A problemática da lavagem da loiça vista pelo prisma da Razão e da música sacra - e da poupança de água doce, acrescento eu agora porque é impossível enfatizar-lhe a importância

Em todas as refeições, por muito formais que sejam, há um pouco de caos. Caos é um termo demasiado forte. Desordem. Incerteza. Dúvida.

Lavar a loiça é a reposição da ordem, do método, a vitória do outro lado da entropia. Lavar a loiça é uma operação com várias etapas e cada uma delas deve ser levada a sério, reflectida, estudada e planeada. Começa-se por arrumar a loiça suja em categorias: talheres, copos, pratos, os utensílios que se usaram e por qualquer razão não foram lavados durante a cozinha. Depois, começa-se a lavagem pelos menos sujos, com excepção dos talheres, que devem ficar para o fim. Por ordem: copos, chávenas, pratos de sobremesa, pratos da sopa, pratos grandes, travessas, panelas, frigideiras. É possível que a meio se tenha de mudar a água do lava-loiças. Normalmente faço-o depois dos pratos grandes, porque é uma bifurcação. Quando o lava-loiças só tem uma bacia: passa-se o que se acabou de lavar por água e põe-se a secar; caso tenha duas bacias: tira-se a que lá está e muda-se-lhe a água. A seguir vem a parte mais suja: panelas, frigideiras, pirex, etc.. A ordem é importante: deve guardar-se a água menos suja para a loiça menos suja. Entretanto mudam-se os restos da comida para recipientes mais pequenos - o espaço no frigorífico é limitado - bebe-se um rum Mount Gay (há Pais Natal compreensivos e amáveis) e continua-se. É preciso secar a loiça e arrumá-la. Dantes costumava deixar a natureza fazer o seu trabalho, mas agora penso que a natureza é uma chata e nunca mais se despacha. 

Uma refeição só termina quando toda a loiça está seca e arrumada no seu lugar. Isto poderia ser usado para provar que o mar me está a invadir a terra, mas eu penso que não. É a idade que me entra pela Razão dentro, cada vez mais fundo. A ordem é relaxante, tanto quanto a música sacra da Idade Média, ao som da qual lavar a loiça equivale provavelmente a uma ou mais horas de reflexão sobre o sentido da vida - e é mais eficaz. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.