Passemos as circunstâncias. Não passam disso mesmo. Puerto de Andratx é a habitual mistura das cidades turísticas (como sempre, emprego o termo cidades no sentido lato): restaurantes, lojas de roupa (cara), lojas de decoração (idem), galerias de arte (isto creio ser específico de Maiorca mas não tenho a certeza), imobiliárias (de luxo, cela va sans dire). Coincidência das coincidências: retomei contacto com a Nuria do Divino em Palma e aterro no Divino em Porto de Andratx. Não há qualquer relação, responde-me o senhor. Já sabia, perguntei por perguntar. O vinho é decente, a música também - tudo muda - e apetece-me escrever as palermices do quarto de hoje de manhã. Não é bem um quarto mas são palermices, portanto passa. Tinha a ver com a relação esquisita que mantenho com a realidade, etc. Passemos.
.......
Porto de Andratx bem podia ser uma cidade alemã. Felizmente faz demasiado calor para isso.
........
A realidade é um terreno no qual me perco, naufrago, encalho, derivo, divago. Não fui feito para ela - nem ela para ela mesma, de resto. Quantas vezes já a vi encalhar em si própria tal como eu encalho nela e em mim, sem parar?
.........
Havia mais disparates. Acho injusto só me lembrar deste.
.......
A política comercial do Club de Vela Puerto de Andratx não deixará nunca de me surpreender. Chegámos aqui para ficar numa bóia mas devido a um conjunto de circunstâncias que não vêm agora ao caso os senhores decidiram atracar para terem acesso à piscina do clube. Como primeiro pagámos a bóia e só depois decidimos (decidiram) atracar perguntei se deduziriam o que já tínhamos pago.
- Niet (em espanhol, claro).
Resultado: a ida à piscina ficou em duzentos e sessenta euros, mais cêntimo menos euro. A dividir por sete (eu não fui, apesar de poder, se quisesse) dá trinta e sete euros e catorze cêntimos por pessoa. Podia ser pior, comento-me encolhendo os ombros. Se tivesse ido seriam trinta e dois e meio, um número mais «redondo». O único problema é que não é a dividir por sete, nem por oito. É a dividir por um.
Ao qual um estou infinitamente grato. Não me apetecia nada passar mais uma noite fundeado. Amanhã tenho roupa lavada e hoje posso passear por Porto de Andratx, aonde aterrei quando vim para Maliorca tratar do «meu» P., que já não é meu mas o será sempre porque amores verdadeiros não se apagam.
Por mais que tentem apagá-los.
........
Por falar nisso: como é que se lida com alguém de quem se tem pena?
Por falar nisso: como é que se lida com alguém de quem se tem pena?
........
O Divino (Puerto de Andratx) tem Palos mas não tem sifón. Em contrapartida tem vermute. Rumbo, bastante aceitável e adequado. Vai um Rumbo, maestro.
O Divino (Puerto de Andratx) tem Palos mas não tem sifón. Em contrapartida tem vermute. Rumbo, bastante aceitável e adequado. Vai um Rumbo, maestro.
Sai um prato de «podia ser pior» e venham mais cinco.
.........
Já me esquecia: hoje comi (ou bebi?) os melhores affogati da minha extensa vida. Geladaria Vito, puerto de Andratx.
Isto demonstra várias coisas:
1 - Sei que o plural de affogato é affogati (tive o cuidado de confirmar com o Vito ele próprio, para não fazer figura de parvo. Basta sê-lo, não preciso de parecê-lo);
2 - Sei o que é um affogato (uma mistura de café, gelado de baunilha e amaretto, para quem não sabe);
3 - Mesmo no mais infecto buraco de turistas se encontram pérolas. (Uma investigação cuidada demonstraria talvez uma relação de causalidade mas agora estou a jantar.)
Aproveita e descansa um pouco
ResponderEliminarDonc, bon appétit
ResponderEliminar