A ideia de que posso entrar na Babel e não comprar um livro - tendo para isso dinheiro suficiente no banco - é infantil, claro. Risível, diria quem melhor me conhece. Patética, digo eu, que por vezes me descubro e outras me cubro. À saída estava o novo livro de Nazareth Castellano. Chama-se El Puente donde habitan las mariposas - Biosofía de la respiración. Nazareth Castellanos, que o José Luis prometeu apresentar-me porque é amiga da casa, está para a neurologia como Pizarnik para a poesia: faz-me descobrir a face oculta, o outro lado - não o avesso, note-se, a poesia de Pizarnik não tem nada de avesso, é mais com um holofote que de repente se acende no outro lado da cena. Um livro de Nazareth Castellanos mudou a minha maneira de ver o mundo. Já aqui falei dele: chama-se La Neurociencia del cuerpo. Aposto que este vai confirmar essa mudança, aprofundá-la e consolidá-la.
.........
A fraqueza da minha força de vontade - a minha fraqueza de vontade, por assim dizer - manifestou-se uma vez mais. Vim ao Johnny's Dhaba para lanchar e fiquei para jantar. Não que a comida seja excelente. Não é. Mas a simpatia do homem, o espaço praticamente vazio e a falta de vontade de ir para casa conjugaram-se com a vontade de escrever e de falar deste dia.
........
Porque a verdade, a verdadeira verdade é que os dias de repouso em Genebra foram necessários mas não suficientes. O rendimento da carcaça diminuiu um bocadinho. O que aumentou exponencialmente foi o tempo necessário para recuperar. Coisa que aqui faço, temperando com umas preocupaçõezitas e umas imersões na cultura local: comprei uma saco de ir às compras, alpergatas, continuo a minha peregrinação aos locais que fazem de Palma a minha casa. Hoje foi o Johnny agora ao jantar, um hamburguer no Igor ao almoço, a visita quotidiana ao Olivar, os passeios por estas ruas que me permitem descobrir novidades a cada esquina e confirmar que os meus amores têm uma base concreta, tangível. Não caem do céu.
Por isso nunca acabam.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.