19.9.25

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 19-09-2025

Se começássemos pelo fim, diríamos que a comparação com Coimbra ("tem mais encanto na hora da despedida") é mentira. Palma tem mais encanto na hora do reencontro. Hora essa que hoje é, também e para grande pena minha, a da despedida. Ou seja: a minha romaria pelas capelinhas tem uma dupla função: olá e adeus, como se eu fosse um marinheiro bêbedo em busca de mar. Não sou. Amanhã vou ver os meus netos, que vivem tão longe do mar quanto é possível (passe o exagero). Ou seja: bar Rita, Claudio, Gustar, bodega Bellver, bodega Can Rigo, 7 Machos. Daqui não sei. Espero que o bom senso sobreviva a esta tentativa de diluição e me leve para bordo e não para o bar Napoli, aqui tão perto. Afinal, daqui a cinco horas tenho de acordar e a Margarita ("com mezcal, Alex" "Ah, quieres una mezcalita") ainda nem sequer chegou.

O Jaime deu-me um Santíssima Trinidad de três ("ou quatro") anos a provar. Aquela casa não sabe fazer maus runs. No Cliff ficou prometida uma prova de Mezclat (não perguntem agora, por favor). No Rita e no Gustar, promessas de amor eterno, vermute e rum. No Claudio, o melhor gelado de sempre (são todos. Hoje foi Sabayon, porque "me chegaram duas garrafas de Marsala. Até lhe pus gema de ovo".)

Meus caros, Palma não tem nunca "mais encanto" porque o encanto de Palma é inultrapassável, qualquer que seja a ocasião.

Escrevo no 7 Machos, enquanto espero pela Margarita. A culpa sendo, claro, do mezcal Calenda, que o Alex me prometeu ser especial.

Queridos leitores: acreditem na mistura Alex / mezcal. Acreditem em mim. Acreditem em Palma. 

Na vida: é a mesma coisa. 

.........

Hoje há mariacchi no 7 Machos. Há uma conspiração, é o que é.

.........

O bom senso leva-me a optar por outra mezcalita. Prefiro um diabo na mão a meio diabo daqui a quinze minutos.

PS - Diabo e meio. O Alex percebe destas vidas. Ou seja: destas noites.

(Cont., se Deus quiser )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.