11.11.04

Empreendedores, empresas e motivações

O objectivo das empresas é ganhar dinheiro; mas a motivação daqueles que as criam, os empresários, ou - termo que prefiro, empreendedores - não é a ganância: se fosse, as empresas não dariam lucro, porque o caminho entre a criação da empresa e o sucesso é incerto (duas em cada três empresas morrem antes do seu terceiro ano de vida), árduo, cheio de desilusões e sacrifícios. Na verdade, por trás de cada empreendedor há uma visão, um sonho - mesmo se eles, os empreendedores, traduzem isso por vezes doutra forma. Numa pesquisa sobre o que leva as pessoas a criar empresas, o dinheiro surge em terceiro lugar, após o desejo de reconhecimento e a vontade de independência (não sei por que ordem).

Penso que esse reconhecimento, e essa independência, são os nomes que os empreendedores dão à sua verdadeira motivação porque não querem, ou não sabem, falar da sua visão (uso este termo num sentido diferente dessa abominável “visão” que agora faz inevitavelmente parte da comunicação de qualquer empresa). E essa visão, esse desejo profundo de deixar uma marca, de dar forma a um sonho, de trabalhar por aquilo que é, sempre, uma quimera - só deixará de o ser se o projecto (palavra horrível, de tão mal usada) tiver sucesso - é que é o verdadeiro motor dos criadores de empresas. Não o lucro - este vem depois, por acréscimo, um pouco como a caça: não se caça para matar, mata-se porque se caça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.