9.2.09

Filmes, e a crítica... etc.

Ontem fui ver um filme que é uma merda, mas gostei imenso. Chama-se "Slumdog Billionaire", no original. Enfim, não é bem uma merda: é uma merdinha (excepto numa determinada cena). E não é bem um filme. É um filminho.

Mas tem um happy end, uma actriz bonita, é uma ode à perseverança. E tem uma construção cronológica difícil, mas que se aguenta bem. Isso faz esquecer, em certas circunstâncias, o chorrilho de lugares-comuns, os actores amadores, as imagens em acelerado e uma ou duas inverosimilhanças.

2 comentários:

  1. Também já o vi e não achei nada uma merda. Pelo contrário: não sendo um grande filme - daqueles que nos mudam a vida - é entertenimento puro e muitíssimo bem feito, outra das funções do cinema. Tem mais do que duas inverosimilhanças, até, mas todas elas se justificam naquele contexto de "conto de fadas". E àquilo a que chama lugaes-comuns eu chamo ironias, e uma divertida piscadela de olho a Bollywood. Gostei imenso do filme, como se vê.

    ResponderEliminar
  2. Ana, o mínimo que se pode dizer deste filme é que não suscitou um consenso quanto às suas qualidades e defeitos. Já vi críticas impiedosas e louvores.

    Isto dito, note que eu também gostei do filme. Não o achei foi um bom filme.

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.