25.10.10

Debates e debates

João Galamba, o jovem - não é despiciendo - deputado que, para quem não se lembra, preferiu vir para o corredor da Assembleia da República a votar contra as orientações do seu partido (ou a favor delas, como fez a esmagadora maioria dos seus colegas) no voto sobre as expulsões de ciganos em França, debate neste post uma proposta de Ricardo Reis, um economista português que é professor de economia em Princeton.

Sobre teorias económicas não falo, porque não tenho conhecimentos para isso. O que me interessa no post de João Galamba é tom que dá ao debate. Começa por dizer "Ricardo Reis, um economista conhecido por achar que a realidade é um pormenor que não deve estragar a simplicidade e a elegância de uma boa teoria, ...". Percebo pouco de teorias económicas, mas parece-me que quem tem tendência para ignorar a realidade é a esquerda em geral; e que nesse capítulo o PS nacional, e o nosso extraordinário Primeiro-Ministro não pedem meças a ninguém.

Mais à frente João Galamba menciona a "cabeça pré-formatada" de Ricardo Reis. Um indíviduo - um deputado - que vai para o corredor para não "desobedecer" ao partido pode ter autoridade moral para tudo, menos para acusar seja quem for de "pré-formatação".

Num outro post sobre o mesmo tema, João Galamba, o nosso economista estrela do PS (é "independente", como se viu) acha que propôr a diminuição da progressividade do nosso sistema fiscal é prova de "insensibilidade social". Eu sou pela "flat rate" porque é a forma de fiscalidade que me parece mais justa: taxa-se mais o consumo e menos o que se ganha; claro que isto é anátema para a cabeça não formatada, livre, independente, da nossa estrela no Rato.

(Estrela por estrela, prefiro uma de Harvard, mas isso é outra história).

1 comentário:

  1. A minha resposta ao texto do deputado Galamba está aqui: http://www.sedes.pt/blog/?p=2574.

    Ricardo Reis

    ResponderEliminar

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.