7.7.17

Diário de Bordos - Genève, Suíça, 07-07-2017

Vivi em Genève pouco menos de dezassete anos ao todo. Durante esses anos ausentei-me frequentemente e com ritmos irregulares: alguns anos passava seis meses fora e seis meses aqui; outros viajava mais vezes por períodos mais curtos. No Burundi estive quase um ano seguido; no Zaire seis meses.

Genève sempre esteve para mim associada a chegadas e partidas (durante alguns anos dizia na brincadeira que o meu lugar favorito desta cidade era o aeroporto). Quando me perguntavam se gostava de aqui viver eu respondia "gosto de chegar a Genève; e meia dúzia de semanas depois gosto de me ir embora".

Desta vez é diferente, de duas maneiras: gostei como sempre de aqui chegar mas não preciso de esperar "meia dúzia de semanas" para querer ir-me embora. E - outra diferença - a razão não tem nada a ver com Genève, cidade da qual de resto aprendi a gostar estando longe dela. A razão está numa cidade do Alentejo, que não se chama "centro de gravidade" mas podia chamar.

Talvez "ponto de fuga" seja mais adequado: é para ali que convergem todas as linhas do que vejo.

........
Continuo a não perceber (aceitar, vá) esta infantil antropormofização dos animais de companhia (ontem perguntaram-me se a cadela era "um menino ou uma menina". Felizmente não estava sozinho e não pude responder o que queria). Mas tratar da conjuntivite da "menina" - tarefa que me cabe em sorte devido à quantidade de tempos livres de que usufruo - faz-me sentir uma ternura pelo animal que me era desconhecida desde os quatorze ou quinze anos.

........
"Está um calor vulgar" (no sentido de ordinário), diz G. Respondo que não. Antes pelo contrário, abençoado seja. Contudo percebo-a (a ela e a todos os que oiço queixarem-se da temperatura): Genève não está "feita" para trinta e três graus, tal como Lisboa não está para os cinco deste inverno.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.