15.6.19

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 15-06-2019

Há dias disse que o bar Rita é um dos poucos locais maiorquinos onde sou recebido com manifestações visíveis de prazer. Não sei o que é muitos, mas apetece-me citar aqui o Aurélio, do Mercat del Olivar, onde antes de chegar já tenho um vermute à espera (exagero mas pouco); o Claudio da loja de gelados do Carrer Sindicat - a minha aversão aos doces esvanece-se pouco a pouco. Este ano já comi alguns três gelados, o último dos quais agora mesmo no Fluffy Fruits (não liguem ao nome, se por acaso um dia vierem aqui). O Claudio tinha o melhor café de Palma, a milhas de todos os outros, Arabay incluído (e acessoriamente o mais barato, a um euro). Ainda tem, graças a Deus. Mas à lista de coisas "o melhor de Palma" acrescento agora o gelado de pistaccio. Vai fazer a quantidades de gelados que como anualmente disparar exponencialmente. O estimado senhor Santini que me desculpe, mas creio que em termos de gelados de pistaccio encontrou quem o bata aos pontos.

..........
Dia calmo: em casa a ler, ouvir música, dormir, cozinhar, escrever. Fui ao Mercadona fazer compras: vem aí nova maré baixa e é preciso estar preparado. Comprei cavalas, que comi cozidas. O que sobrou vai para mayonnese, amanhã.

É sempre mais fácil saber o que fazer dos restos de comida do que dos de vida. Uma coisa é certa: tanto uns como outros ajudam a enfrentar marés baixas e badanais.

.........
Oiço Hildegarde von Bingen na cozinha, enquanto preparo o jantar. Joe, o miúdo que entrou hoje para o cinco vem ter comigo: "Como se chama essa música? Gosto muito desse género, de gospel..." (as reticências ficam porque ele estava visivelmente à procura de uma continução). Ajudei-o: "Isto é da Idade Média".  O puto já me era simpático porque hoje à tarde, logo a seguir a ter chegado, veio ao quarto dizer-me que tinha trazido muitas cervejas e podia servir-me à vontade. É uma atitude que não é frequente nesta malta - de certa forma compreensivelmente, estão à procura de trabalho, a concorrência é rude e não sabem quanto tempo terão de viver das reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.