2.6.20

Hemisférios

Como toda a gente sabe, o nosso cérebro está dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito. (O meu e o de mais  meia dúzia de pessoas que conheço estão  divididos em quatro: o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste. Bem espremidos e escolhendo o ponto de vista pode reduzir-se-los a dois por dois, alternadamente. Alguns de nós acrescentamos ainda o hemisfério do vento fraco e o do vento forte perfazendo um total de seis hemisférios. Estes dois últimos sobrepõem-se mais ou menos aos de bom tempo e temporal desfeito, mas este ponto é objecto de discórdia entre especialistas pelo que prefiro afastar-me, sendo avesso a conflitos, riscos e outras peçonhas). Onde é que eu ia?

Hemisférios direito e esquerdo, masculino e feminino, ciências e letras, arte e matemática (esta oposição é falsa. Matemática é uma das formas de arte). Recomeço. A maioria das pessoas tem um cérebro dividido em dois hemisférios. O que esses meio-cérebros fazem à noite é objecto de atentas pesquisas. No meu caso,  tendo - não sou de todo o único - entre quatro e oito hemisférios sei perfeitamente o que fazem: orgias. Todas as noites. Tenho provas disso porque quando acordo os lençóis estão desfeitos, as almofadas esmurradas, o colchão de lado. Acredito mesmo que já por mais de uma vez acordei numa cama partida; mas como não posso provar não digo nada.

A maioria das pessoas tem mais sorte do que eu. Os seus hemisférios portam-se bem, vão à missa aos domingos e raramente se envolvem afectivamente. Quando o fazem, é ordeira e sensatamente. Invejo-as muito. Os meus são selvagens, desordeiros, luxuriosos, lúbricos, priápicos (os masculinos) e ninfomaníacos (os femininos).

Onde é que eu ia? Na frase de um senhor que criou aquele que para mim foi durante muito tempo o melhor jornal do mundo ("simplifiquem e exagerem" dizia ele aos jornalistas) e agora não é porque deixou de ser jornal e comecou a ser mundo.

Isto não tem nada a ver!

Eu não disse?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.