7.1.24

Diário de Bordos - Le Marin, Martinique, DOM-TOM França, 07-01-2024

O vento. Abençoados alísios, que nos acariciam e refrescam. Em Palma no Verão são as térmicas que cumprem esses deveres, acariciar e refrescar. Em Portugal é a nortada, mas essa é violenta, agreste e fria, quantas vezes. Aqui as coisas correm com o vento: este frango delicioso, o almoço com o filho, que o adorou, a música, desta vez melhor do que da outra. 

O quadro é uma roulotte ao lado da qual um senhor assa frango num meio-barril. Um euro a peça. O fumo vai para cima da roulotte. Pus-me a barla do grelhador, um dos senhores da equipa perguntou-me se queria uma mesa, respondi sim mas - se for possível,  se não for não faz mal - e ele trouxe-ma e aqui estamos, o T. e eu num estreito relvado entre um estacionamento e uma avenida a ouvir música que não sei identificar mas é melhor do que a da última vez.

Melhor é um exagero. É menos má e já é muito.

.........
Repesco o post com música: Eleni Karaindrou. Não há maneira de fugir ao Mediterrâneo e uma vez mais confirmo, uma vez mais e sempre: sou do Mediterrâneo, sou desse mar de onde a melancolia nasceu e foi vencida e sobrevive. Daqui a pouco vai passar a Evanthia Reboutsika, escolha do Youtube que aprovo inteiramente. A música grega de hoje tem dois mil atrás dela e um mar, uma civilização - e, digam os pessimistas o que disserem, dois mil anos à frente e a mesma civilização.

........
Hoje fui ao galope do mastro do S. D. Há quem fique muito impressionado quando nos vê lá em cima. Tenho pena de desiludir: requer força e um bocadinho de concentração no que se tem de fazer, mais nada.

.........
Pergunto-me para onde vai o Don Vivo e sei a resposta: para onde eu for. Agora oiço Sappho de Mytilene, da Angélique Ionatous e da Nena Venetsanou. Comprei o disco em Atenas há não sei quantos anos. Eu sou de aonde estou, de aonde estive, de aonde estarei. Até ver, metade do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.