Não é impossível que a minha vida tenha sido uma sequência de oportunidades perdidas.
Do que não há dúvida, porém, é de que as perdi com estilo.
.........
"Dunkerque é uma cidade feia", penso. "E eu, sou bonito?", continuo logo de seguida.
........
Fala-se muito na navegação em solitário, esquecendo que navegar com tripulação inexperiente é muito mais cansativo.
.........
Escala forçada em Dunkerque, porto aonde já não vinha há quarenta anos. Assusto-me ao ver o que da cidade a minha memória reteve: quase nada. Quem foi que esteve aqui? Eu ou outro eu? Esta cidade faz como poucas parte do meu presente - parte da minha vida - apesar de só cá ter vivido quatro meses. Lembro-me tão pouco da cidade em si... Recordo alguns episódios, claro. Bons, maus, lamentáveis, felizes. Mas nada das ruas nem do porto - aonde trabalhava.
Como se aquelas memórias pudessem ser de outro sítio qualquer. Não podem, claro: a D., o Jean-Paul da Pilotine (o bar já não existe) e as dezenas de outros que esqueci eram o que eram porque a cidade os moldou assim.
........
Largamos amanhã: a avaria do GPS está resolvida (espero - era um problema informático e não de material. A ver.) e a meteo vai ajudar. Gostaria muito de passar aqui mais uns dias, mas não troco o presente pelo passado nem o que foi pelo que poderia ter sido.
........
O GPS avariou a cinquenta milhas daqui. Quem conhece a zona sabe a confusão que isto é: lanes, baixios, bóias, wind farms, correntes, o diabo a quatro. Fazê-las com uma aplicação no telefone foi uma seca mas confirmou que fiz bem em ter comprado as cartas para aquilo.
Além disso, permitiu-me comparar em condições reais o i-Boating (doze em vinte) com o Savvy Navvy (um em vinte). A próxima a ser testada é a Navily.
You're on your way! Nobody has Navionics on their phone? Fair winds x
ResponderEliminarThanks. I have i-Boating and we did ended using it. Worked acceptably well.
ResponderEliminar