8.12.24

Diário de Bordos - Palma, Mallorca, Baleares, Espanha, 08-12-2024

Como previsto o badanal acalma mas não acaba. Daqui a pouco, para alegrar o quadro, entra chuva. A noite foi longa - até às cinco da manhã foram os tais ciclos de meia-hora; depois lá consegui dormir mais ou menos correctamente. E ainda há quem se admire da minha capacidade de adormecer em qualquer sítio - agora até nos aviões consigo dormir... O cunho aonde estão os cabos dos muertos está mesmo por cima do meu camarote e o ranger dos cabos, mai-los barulho do vento nas mastreações e do oscilar do barco atingiam um nível relativamente elevado de decibéis. Mas lá está: se há coisa importante no mar - ou numa embarcação - é a gestão da fatiga. 

.........
Os «empresários» portugueses são gente curiosa. Têm uma gestão do tempo fantasiosa. Uma coisa que se resolve com um telefonema de dois minutos deve ser tratada por e-mail. Depois admiram-se de nossa produtividade. (Além de não ser sequer capaz de assinar uma mensagem com o apelido. É só o nome, como em África e nas creches.)

.........
Almoço: frango frito. Comecei por marinar a perna de frango em sal fumado, azeite picante e sumac (não tenho limão a bordo). Ainda está na marinada. A seu tempo darei notícias. É imperativo encontrar forma de transpor a loja do Cristian para Portugal. E o Xisco; e Fidel & Tom; e a bodega Bellver; e a bodega Can Rigo; enfim, quase tudo.

.........
BINGO! Nunca mais poderei dizer que não sei fazer frango frito.

- Marinar numa mistura de sal fumado e sumac e juntar um pouco de azeite picante;
- Envolver em farinha de grão-de-bico;
- Fritar.

Ficou uma maravilha. Agora falta assegurar o fornecimento de sal fumado em Lisboa, Porto, Caminha ou Seixas do Minho. Sumac há de certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.