A viagem começou a jogar às escondidas com as orcas (ganhei) e está a chegar ao fim a jogar às escondidas com o gasóleo. Espero precisar de quarenta litros para chegar a horas ao charter que me espera em Palma (conto com uma hora de táxi de Portocristo) e espero ter quarenta litros utilizáveis no tanque.
Esperanças a mais para o meu gosto.
........
A velha piada "preço por dia: x; preço por dia com o proprietário a bordo: um vírgula cinco x" não se aplica a este trabalho.
É bom. Estou a rever anos anteriores do DV para o próximo livro (façam já a lista das pessoas a quem o vão oferecer no Natal. Comecem por quem vos chateou muito durante o ano) e apercebo-me de que um dos grandes temas da época eram os proprietários que oscilavam entre malucos e idiotas - alguns não oscilava sequer. Adicionavam as duas condições. De vez em quando lá me calhava um tipo decente na rifa e em 2018 pensei que tinha, finalmente, acertado.
Acertei até ao ano passado e acertei de novo com os dois trabalhos deste ano. Hallelujah! Lidar com a irracionalidade de vez em quando é bom. Ajuda a desenviezar.
E a apreciar melhor a sorte, quando ela nos bate à porta.
........
Mil e quatrocentas RPM, vento real de sete nós pela amura de estibordo, seis nós de velocidade no fundo, mar chão, sol e calor. Não fosse o maldito charter e estaria no paraíso.
Enfim, estou noutro paraíso: o de quem paga as asneiras, que é quase tão bom.
...........
ADENDA
O maldito charter entrou comigo no paraíso. Às oito da tarde o vent
o abriu um bocadinho, refrescou outro e hey, presto, signore, code zero aberto, máquina parada e sete nós de velocidade no fundo.
Como costumava dizer um jardineiro do meu avô, senhor dado às letras, a sorte protege os audazes. Não sei aonde é que ele foi buscar isto mas lá que é bonito é.
........
A rapariga tem uma daquelas caras que sem ser bonita é-o mais do que muitas belezas espampanantes. Mais atraente. Aquelas feições tipicamente portuguesas, talhadas a machado e enformadas em feitio. Faz-me pensar na Magnani.
Tudo isto com uma voz aguda, feminina de mais para os traços do rosto.
........
Não sei quanto tempo isto vai durar mas sei que cada hora sem motor agora é uma hora com ele depois.
........
Venham mais cinco!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não prometo responder a todos os comentários, mas prometo que fico grato por todos.